Reconhecer e desvendar o mundo por joão carlos martinsins

1225 palavras 5 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado pedagogia Caiapônia-Go
2011

PATRICIA GARCIA FERREIRA SANTOS

escola e sociedade

Trabalho apresentado a disciplina interdisciplinar individual da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Bernadete Strang,Carlos Eduardo Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Battini

Caiapônia-Go
2011

“Vai aqui este pedido aos professores,
Pedido de alguém que sofre ao ver o rosto aflito das crianças: lembrem-se de que vocês são pastores da alegria, e que a sua responsabilidade primeira é definida por um rosto que lhes faz um pedido: Por favor:, me ajude a ser feliz...”. RUBEM ALVES

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 3 4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

Com as mudanças na história da educação, a formação dos indivíduos vem sofrendo transições desde a antiguidade; a sociedade começou a se transformar na Idade Moderna percebe-se a necessidade de socialização e formação pedagógica dos indivíduos, a escola começou a se tornar uma instituição importante neste processo.
Neste trabalho venho apresentar a função social da escola, e do professor no ensino aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a palavra função vem do latim FUNCTIO que significa execução, realização, performance; como executar o convívio entre diferentes pessoas, abrangendo relacionamentos, sentimentos,modo de ser, de estar, de agir, e de se manifestar.
É evidente que a educação é um meio privilegiado de emancipação o que indica sua importância no processo de transformação da sociedade e dos indivíduos.
Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço publico; o autor acredita que a criança quando nasce não é um ser social, mas se torna, através da educação e da formação que recebe. É através da educação que serão transmitidas as idéias de moral, hábitos e sentimentos, tornando-se apto a viver em sociedade.
É preciso considerar que função social da escola abrange muito

Relacionados