Reconceituando a surdez

1137 palavras 5 páginas
AD1 – LIBRAS

1- Utilizando o texto “Novas correntes na educação do surdo: dos enfoques clínicos aos culturais” de Luis Ernesto Behares, analise as relações entre mães / pais ouvintes com filhos surdos, discutindo:
a) os processos de aceitação da surdez por parte das famílias
b) o processo de aquisição da linguagem pelas crianças surdas
c) o desenvolvimento emocional e social das crianças
d) as consequências para o desenvolvimento cognitivo
2- Faça uma comparação com as crianças surdas, filhas de pais surdos, que têm contato, desde o nascimento, com a língua de sinais.

1- a) Com a leitura do texto “Novas correntes na educação do surdo: dos enfoques clínicos aos culturais” , o que chama a atenção com relação ao processo de aceitação da surdez da criança pelos familiares é que os pais ouvintes tem mais dificuldades de se adaptarem a essa realidade. O ambiente familiar é composto por ouvintes e uma criança com deficiência auditiva parcial ou total gera uma série de preocupações e adaptações por parte dos familiares. No primeiro momento os pais ouvintes tem um sentimento de frustração , passada essa fase, saem em busca de profissionais que possam adequar a criança ao meio ouvinte e nem sempre há o método certo, mas sim muitos métodos de aprendizagem, cada um com seus prós e contras. Os pais ouvintes depositam suas expectativas com relação a adaptação do filho surdo nas mãos dos profissionais e conforme o texto nos fala, as estatísticas universais os filhos de pais ouvntes constituem 96 % da população surda, enquanto que os filhos de pais surdos são 4%. Pois bem, em contrapartida as crianças surdas filhas de pais surdos, são melhores aceitas pela família, e baseados em estudos a “ etapa inicial do desenvolvimento mostra que o processo de desenvolvimento dos filhos de surdos é mais semelhante ao das crianças ouvintes filhas de pais ouvintes que as crianças surdas filhas de pais ouvintes” ( Behares , p.7). A Convivência familiar se faz mais

Relacionados