Reconceituação

Páginas: 22 (5297 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013

O Movimento de Reconceituação no Brasil

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende apresentar um panorama geral do Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil. Para tanto, abordaremos tres temas principais:
O Movimento de Reconceituação – o que foi, quando foi e como foi;
A Perspectiva de Intenção de Ruptura;
O Método BH.
Nossa intenção é mostrar, mesmo que de formaresumida, quão grande foi
a importância deste movimento para o amadurecimento, fortalecimento e estabelecimento do Serviço Social como profissão no Brasil.
Há tempos que o Serviço Social no Brasil via-se por força da autocracia burguesa (movimento da alta burguesia nacional visando direcionar seus interesses através da máquina estatal ) forçado a práticas profissionais “tradicionais” , empiristas,reiterativas, paliativas e burocratizadas sustentadas por uma visão funcionalista da questão social.
O clima próprio da ditadura, constituía-se um entrave para o processo de ruptura com este tradicionalismo, uma vez que os assistentes sociais trabalhavam sob o controle do governo e para atender os interesses dele. Mas, foi exatamente em meio a este período turbulento e opressor, que o ServiçoSocial foi inserido no circuito acadêmico, e isso contribuiu significativamente para que esta ruptura tão sonhada tornar-se uma realidade. Isso, aconteceu porque uma vez inseridos na universidade, os profissionais se aproximaram das outras ciências, passando assim, a enxergar a sociedade com outros olhos, com uma visão mais crítica da realidade. Assim, as bases sócio-políticas da perspectiva daintenção de ruptura, começam a nascer em plena ditadura através de movimentos estudantis que assumem uma posição contra a captura da liberdade imposta pela ditadura que pretendia efetuar um rearranjo, porém as custas da liberdade da população.
Mais tarde, depois do AI-5, começa-se a falar de marxismo dentro das universidades, o que fortalece ainda mais essa intenção de ruptura.
A perspectiva deintenção de ruptura revela linhas de um movimento que se constitui a partir de diferentes aproximações e apreensões da teoria marxista ao Serviço Social. Segundo José Paulo Netto, é possível identificar 3 momentos, cada um com características próprias: O primeiro momento é o da aproximação à tradição marxista, que se dá via militância política e do movimento estudantil no período 1964-1968.
Osegundo momento é o do “marxismo acadêmico”, que busca um padrão de análise textual da produção profissional, colocando a política e a história como objetos práticos na análise do Serviço Social.
E o terceiro momento, que desdobra-se com o acúmulo dos momentos anteriores e com o fortalecimento das tendências democráticas.
O “Método BH” foi uma proposta “metodológica” desenvolvida pela Escola deServiço Social da Universidade Católica de Belo Horizonte, que recusava e criticava as práticas tradicionais por considerá-las inadequadas a realidade latino-americana. O Método BH aponta críticas ao tradicionalismo em três dimensões: ideopolíticas, teórico-metodológicas e operativo-funcionais. Uma abordagem mais detalhada das fases deste movimento de reconceituação será visto no desenvolvimentodeste trabalho.





MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO NO BRASIL

  “Um era o grupo de técnicas assimiladas ao longo dos séculos pela beneficência e assistência social: a entrevista, a visita domiciliar, a ajuda material direta e indireta, o aconselhamento, etc. O outro se constituía das técnicas próprias das três ou quatro disciplinas que mais influenciaram o serviço Social nesses momentos (asociologia, a medicina e o direito); a pesquisa, a prestação de informações, os trâmites e ainda que hoje nos pareça inaudito, vacinar, banhar bebês [...]” (tradução da autora) (Pires, 2005 apud Kruse, 1976, pág 52-53)
Em nossa vivência acadêmica, aprendemos que um bom estudo acerca de determinado fato, deve emergir da contextualização histórica, política, econômica, conjuntural e social para melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECONCEITUAÇÃO
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • reconceituação
  • reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!