Reconceituação

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
Marque (V) verdadeiro e (F) falso:

(V) O processo de trabalho do Assistente Social pode ser considerado uma prática profissional, pois é desenvolvido a partir de um conhecimento, um saber constituído no processo de formação profissional.
(F) Considerando a concepção exercício profissional, estudada nesta disciplina, é correto afirmar que na teoria é uma coisa na prática é outra.
(V)A partir de uma das concepções sobre o surgimento do SS no Brasil é correto afirmar que veio como estratégia de controle social pelas mãos da igreja.
(V) A questão social é o objeto do processo de trabalho do AS, já que este profissional lida com as expressões da questão social no contexto das desigualdades sociais.
(V) É correto dizer que os elementos constitutivos do processo de trabalho doAS são: o objeto (questão social); os meios (instrumentos); produto final (resultados).
(F) São dimensões da prática profissional: dimensão política-partidária; dimensão teórico-metodológica; dimensão criativa e da ajuda.
(F) A prática profissional do AS, no Brasil, foi sempre uma prática emancipadora, porque sempre teve uma identidade atribuída.
(F) A trajetória histórica do Serviço Social,no Brasil, foi sempre a mesma até os dias atuais.
(F) O processo de trabalho do AS nem sempre tem uma intencionalidade, porque o importante é ajudar.














Os elementos constitutivos da Identidade do Serviço Social
Construção de um caminho.


- É este o curso que quero?
No começo não era bem o curso que pretendia fazer, mais depois de ler um pouco sobre o curso deServiço Social e realmente saber o que faz o Assistente Social, vi e sei que é o que eu realmente quero, pois é uma área de grande

- O que é Serviço Social?
O Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumentaiscientíficos multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação dos frutos do trabalho.

- O que faz o Assistente Social?
O Assistente Social é o Profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua naformulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

- Onde e com quem vai trabalhar?
O mercado de trabalho para o Assistente Social tem crescido com grande intensidade nos últimos anos. É grande o número de vagas disponíveis em universidades, escolas, abrigos, creches, hospitais,clínicas, centros de saúde, sindicatos, conselhos, ministérios, presídios, secretarias estaduais e municipais de assistência social, ONGs, entre outros.

- Porque optei pelo Serviço Social?
Escolhi fazer o curso de Serviço Social por acaso, porque eu queria mesmo era cursar Psicologia, mais depois de conhecer um pouco sobre o curso, estou me apaixonando, pois acredito em ideais como: igualdadesocial, oportunidades iguais, acesso à educação a todas as classes sociais, justiça social e pelos direitos humanos. Espero que o curso supra todas as minhas expectativas, e que eu possa fazer o verdadeiro papel do Assistente Social que é compreender e analisar a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva.

- Que saberes o Assistente Social deve ter?
O saber doAssistente Social tem que partir do conhecimento, de um saber constituído no processo de formação profissional e uma visão investigativa.
“A prática profissional é sinônimo de exercício ou trabalho profissional. Esta prática profissional necessita de saberes que são explicativos da lógica dos fenômenos e outros que são interventivos. Toda a prática tem implicações éticas e políticas” (Guerra,2005)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECONCEITUAÇÃO
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • reconceituação
  • reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!