Reconceituação

Páginas: 4 (829 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
José Paulo Neto

A reconceituação, tomada como movimento ou processo que emergiu em 1965, constitui um marco inarredável e incontornável da história do Serviço Social latino-americano.
A erosãointernacional do “ Serviço Social tradicional”.
No século passado, a transição da década de 1960 para 1970 foi, de fato, assinalada em todos os quadrantes por uma forte crítica ao que pode,sumariamente, designar como “Serviço Social tradicional”: a prática em pirista, reiterativa, paliativa e burocratizada, orientada por uma ética liberal-burguesa, que, de um ponto de vista claramentefuncionalista, visava enfrentar as incidências psicossociais da “questão social” sobre indivíduos e grupos, sempre pressuposta a ordenação capitalista da vida social como um dado factual ineliminável.
Amobilização das classes subalternas em defesa de seus interesses imediatos. Registraram-se, então, amplos movimentos para direcionar os ônus da desaceleração do crescimento econômico, mediante as lutas desegmentos trabalhadores e as táticas de reordenação dos recursos das políticas sociais dos Estados burgueses. Em tais movimentos o conteúdo das demandas econômicas – em função da complexidade e dadiferenciação sociais já presentes nas sociedades capitalistas mais desenvolvidas, nas quais os impactos da revolução científica e técnica se faziam sentir – encruza-se e conflitui com outras demandassociais e culturais: começam a se configurar reivindicações referenciadas a categorias específicas (mulheres, jovens, negros, emigrantes), à ambiência social e natural (acidade, o equipamento coletivo, adefesa dos ecossistemas), a direitos emergentes (ao prazer, ao lazer, à educação permanente) etc.
O “Serviço Social tradicional” concretizou-se na medida em que o cenário permeou o campo profissionalpor meio de um complexo de mediações cujos principais condutos devem ser listados rapidamente. Em primeiro lugar, a revisão crítica operada nas fronteiras das ciências sociais, culminando com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECONCEITUAÇÃO
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • reconceituação
  • reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!