Reconceituação

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 13 de junho de 2012
INTRODUÇÂO:
O objetivo deste trabalho é resumir o artigo de José Paulo Netto onde ele descreve os fatores e conceitos que levaram a reconceituação do Serviço Social no Brasil que vem em quarenta anos neste processo provocando inquietudes em relação ao conservadorismo onde por palavras de Netto ele deve ser “esquecido”.
Ele contribui aos Assistentes Sociais que não passaram poressas mudanças a ruptura com o conservadorismo, sendo expostos a essa documentação para análise e compreensão desse processo que um momento que trouxe transformações ao nosso Serviço Social de hoje.
O processo de reconceituação foi um traço histórico que teve seu início em 1965 que ocorreu em toda a América Latina no Serviço Social que se constitui de um modo diferente e individual nos seusaspectos. A reconceituação foi um processo extenso e longo, para ele foi uma manifestação que provocou vários sentimentos acerca dos Assistentes Sociais da época, o Netto contribui bastante para esse processo na transformação do Serviço Social tradicional trazendo elementos para o amadurecimento da profissão.








DESENVOLVIMENTO:
O Serviço Social nos anos 60 na maioria dopaís foi assunto de muita inquietação no aspecto em relação a sua forma de atuação tradicional que era limitada e em situações de ruínas precisando de uma atualização, o profissional inconformado com aquela forma de atuação conservadora assim aconteceu uma crítica muito forte nas décadas de 60 e 70 declarando que o Serviço Social tradicional não consegue mais trabalhar as questões sociais.O processo de reconceituação foi traço histórico que teve seu início em 1965 que ocorreu em toda América Latina no serviço Social que se modo diferente e individual nos seus aspectos. A reconceituação foi um processo extenso e longo e houve muitos movimentos acerca dessa repercussão a transformação do serviço social tradicional trazendo assim conteúdos e elementos para o amadurecimento daprofissão.
O Serviço Social tradicional ele é embutido num contexto em que a sua revisão está inserida num conceito mundial a transformação do seu modo de pensar e atuar. Nos outros países a tomada do Serviço Social por profissão já existia e a crítica ao tradicional como sua prática atuante e seu discurso dialético, no Brasil se registra uma inquietação ao percurso lento aos seus objetivos. OServiço social tradicional se designava segundo
NETTO: (2005, p, 06) “Á pratica empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada, orientada por uma ética liberal-burguesa, que de um ponto de vista claramente funcionalista, visava enfrentar as incidências psicossociais da ‘questão social’ sobre indivíduos e grupos, sempre pressuposta a ordenação capitalista da vida social comofactual ineliminavél.”
A crise do capitalismo levou a vários movimentos ao redor mundo, transformando essa crítica em um fato mundial essa repercussão por melhores condições de trabalho, a diminuição de lucro e aumento do seu bem estar dos trabalhadores.
O crescimento capitalista depois da segunda guerra mundial super lucro das indústrias, momentos de glória, as indústrias começaram adecrescer assim classes menos favorecidas se sentiram preparadas para reivindicar uma forma de se estabelecer os seus direitos, a maior reivindicação era uma diminuição da abrangência das indústrias e um alargamento das políticas sociais como direito da população em resultado movimento social já existente, devido o crescimento do capitalismo com inserção da robótica e a tecnologia avançada, apopulação cobravam por melhores condições de educação, respeito e conservação do meio ambiente e também a colocação da mulher e o negro com os mesmos direitos foram algumas das reivindicações. A busca por uma nova abordagem segundo o desenvolvimento do Brasil em relação a sua economia o profissional era uma ação individual, grupal e de comunidade.
Segundo AMMAM...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECONCEITUAÇÃO
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • reconceituação
  • reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação
  • Reconceituação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!