Recomendações aos Jovens Teólogos e Pastores

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
THIELICKE, Helmut. Recomendações aos Jovens Teólogos e Pastores, São Paulo, Editora SEPAL, 1990.

Teólogo e pastor internacionalmente conhecido, Helmut Thielicke foi um dos principais pensadores cristãos do século 20, teólogo protestante alemão e reitor da Universidade de Hamburgo de 1960 a 1978, autor de diversos livros na área teológica e acadêmica.
O professor Johann Tobias Beck, em suasaulas, costumava deixar um pouco dos assuntos acadêmicos transformando o local em púlpito. O autor inicia seu livro como uma reflexão do que acontece com as vidas dos alunos durante o curso de Teologia, desafiando aos leitores encararem o livro como um pequeno exercício espiritual.
O cristão comum tem diversas razões para temer a Teologia, alertado pela ideia de que é perigoso tratar a Bíblia comferramentas cientificas, tentando explicar todos os seus pontos obscuros, ou ainda contra os riscos de ter um professor descrente. Portanto, o cristão comum não crer nem pensar de tratar a Bíblia com outros recursos além da sua fé. Aconselha o estudante não se sentir diferente, como se participasse de um grupo de “iniciados”, discriminando a ingenuidade do crente comum e enchendo-se de orgulho. Seo crente comum teme a Teologia é porque já teve alguma experiência negativa neste sentido.
Sobre os argumentos da experiência, o autor cita o exemplo de vida do jovem vocacionado que decidiu estudar Teologia e na sua volta para casa, após o primeiro semestre, aos olhos antigos colegas ele sofreu uma transformação, e relata as duras críticas do jovem teólogo para com um amigo leigo. Quando terminao terceiro semestre, volta ao lar, seu amigo já nem se atreve a se pronunciar diante de tanta sabedoria. O jovem cristão é esmagado pela roupagem argumentativa do jovem teólogo, mesmo em conversas informais. Diante disso poucas igrejas se sentem encorajadas a valorizar a teologia acadêmica.
No capitulo, a adolescência teológica, o autor cita as causas do problema e aponta que é um erro colocara frente para ensinar alguém que acaba de entrar nesse estagio. Segundo ele, o estudante ainda não atingiu a maturidade cristã e pode muitas vezes se apaixonar por ideias emprestadas, e aconselha ao jovem teólogo a ficar calado durante esta imaturidade.
O autor observa que deveria haver um código de ética, que os protegesse das primeiras impressões do curso; e que protegesse a igreja daintempestividade destes. O livro objetiva advertir os alunos para que no ímpeto do descobrimento teológico não se deixem contaminar pelo orgulho intelectual, causando constrangimento ao restante da congregação comum. Sua hipótese é de que os alunos deixam de lado sua vida espiritual, em função dos novos conhecimentos o que acarreta uma inexperiência espiritual. Tornando-se meros repetidores das ideiasalheias, pois não houve tempo suficiente pra o amadurecimento de suas próprias ideias nem experiências para cria-las.
Thielicke deixar claro que está tentando mostrar que não é contra o estudo teológico acadêmico, sua intenção é evidenciar o problema da “puberdade teológica”. Ele cita um exemplo; em uma discussão, após o estudo bíblico, um jovem estudante de Medicina, excitante, comunica suas dúvidase objeções críticas, ao que, os jovens teólogos sentem-se desafiados e com termos e jargões técnicos atropelam o estudante. Consideram-se vencedores diante da inércia do desafiador. Na verdade perderam a oportunidade de conquistar o estudante e pela dureza de suas respostas, o afastam para a companhia de seus colegas pagãos, por não serem tão duros ou insensíveis.
A imaturidade podeperfeitamente desperta a vaidade do jovem teólogo, aparecendo alguns sintomas da doença, uma espécie de orgulho agnóstico. O desdém do estudioso de teologia diante das pessoas, por mais simples que sejam, demonstra vaidade, falta de humildade e desprezo triunfalista, chegando até mesmo à vanglória de possuir a “verdade”, mesmo a custa de “bancos vazios”. A verdade e o amor dificilmente andam juntos, e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teólogo e ministro evangélico (pastor)
  • Timóteo, o jovem pastor.
  • teologo
  • Teólogo
  • teologo
  • Teólogo
  • Teologo
  • Teologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!