Recolocação profissional

Páginas: 6 (1359 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO - USC

Alice Nunes
Ana Júlia Facin
Beatriz Sanches
Francine Masselko
Letícia Andreo
Vinícius de Oliveira
Wanderley Vieira

IDADE MADURA x MERCADO DE TRABALHO

BAURU
2012

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. O MERCADO CONTRATA MÃO DE OBRA MADURA 4
2.1 PORQUE ELES CONTRATAM
2.2 SETORES QUE MAIS EMPREGAM
3. RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL 5
4. TERCEIRA IDADE QUERRECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO 6
5. PORCENTAGEM DE EMPRESAS QUE CONTRATAM 8
6. CONCLUSÃO 9
7. REFERENCIAS 10

1. INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho este muito competitivo e por esse motivo quem esta na fase dos 40 anos ou mais e não esta empregado encontra dificuldades para empregar-se.
Geralmente essas pessoas ficam muito tempo trabalhando numa determinada empresa, não se aperfeiçoandopara outras áreas, sendo que hoje me dia e necessário ter conhecimento e habilidade para fazer um pouco de tudo.
Então a preferência esta sendo dada para quem tem conhecimento na pratica, mas também tenha a teoria, ou seja, tenha feito curso baseada para aquela função, saiba relacionar-se e o fundamental consiga desenvolver varias funções.
Outro salário muito importante também é o salário,visto que antes se pagava muito bem, e hoje em dia as pessoas nessa faixa etária não aceitam trabalhar para ganhar menos, o que dificulta ainda mais a contratação.
Para que comece a melhorar tem que haver uma melhor conscientização de ambas às partes, o empresário incentive os funcionários com novos cursos para que os mesmos adquiram mais conhecimento, e da parte dos funcionários que não fiquemparados no tempo, pois o mercado de trabalho este cada vez mais competitivo.
É um fenômeno muito interessante: como a experiência esta sendo mais valorizados, os bons profissionais estão parando de trabalhar cada vez mais tarde e estamos vendo cada vez mais pessoas de 40,50 anos dividindo as salas de espera da entrevista de emprego com os mais jovens de 20.

2. O MERCADO CONTRATA MÃO DE OBRA MADURAO mercado de trabalho vem aumentando a contratação da população com 50 anos ou mais. A principal motivação das empresas em contratarem esse tipo de profissional e a experiência e conhecimento na área.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, de 2009 para 2010, a proporção de pessoas com 50 anos ou mais com presença no mercado de trabalho aumentou de 20,9%para 21,5%. Em 2003, este grupo representava 16,7% da população ocupada.
Em 2010, houve um aumento de 4,7% da participação da população com mais de 50 anos ou mais em relação a 2009 em seis regiões metropolitanas analisadas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), alcançando o contingente de 12,1 milhões. Enquanto isso, no grupo de 25 a 49 anos, o crescimentofoi significativamente menor, 0,9%.
2.1 PORQUE ELES CONTRATAM?
* Empresas carecem de mão de obra
* Fato de não precisarem de treinamento
* São experientes e maduros emocionalmente, pois conseguem viver em momentos de crise.

2.2 SETORES QUE MAIS EMPREGAM:
* Serviços (52,8%)
* Comercio (22,3%)
* Indústria (11,9%)

3. RECOLOCAÇÕES PROFISSIONAIS

O que éRecolocação Profissional?

A Recolocação Profissional ou o Outplacement é uma atividade abrangente. Tem como objetivo, estudar junto com o profissional a solução para sua carreira, levando em conta o que o mercado oferece a experiência e o objetivo da pessoa.
Faz parte de o trabalho prestar ajuda no preparo do currículo, ensinar a fazer networking, analisar o comportamento do executivo, fornecerinformações sobre consultorias, processos de seleção, indicá-lo para vagas de Consultorias de RH, Headhunters ou empresas parceiras, provendo um trabalho fim-a-fim na transição de carreira do profissional.
A demissão é um processo de perda e geralmente desestrutura o profissional, o Outplacement além de auxiliar na estratégia de Marketing do executivo, também dá suporte para o equilíbrio emocional à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual de recolocação profissional
  • Recolocação
  • Procurando recolocação
  • Recolocação aos 40
  • Recolocação de Pessoal:
  • Entrevista de Recolocação
  • Recolocação depois dos 40
  • TCC RECOLOCAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!