RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA a VARA DO TRABALHO DA CIDADE - ESTADO

RECLAMANTE: TEREZA
RECLAMADA: SACO DE PLÁSTICO LTDA




TEREZA, nacionalidade, estado civil, ocupação, portadora do RG de n°, residente e domiciliada na Rua, n°, Bairro, Cidade, Estado, por intermédio de seu advogado abaixo assinado, vem perante V.Exa. promover
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
contra SACO PLÁSTICO LTDA, pessoajurídica, inscrita no CNPJ sob o n°, com endereço na Rua, n°, Bairro, Cidade, Estado, e o faz pelos motivos de fato e de direito a seguir alinhados:

I - DOS FATOS
A reclamante foi admitida em 05.03.04 aos serviços da reclamada. Em 25.08.08 foi despedida sem justa causa nada recebendo a título de rescisão contratual. Durante todo o contrato, nunca recebeu nem gozou férias. Trabalhava doisdomingos por mês sem a respectiva folga e ainda trabalhou os feriados de 25.12.05 e 01.01.06, sem os descansos correspondentes e duas horas extras sem a respectiva contraprestação. A reclamante foi despedida nos 30 dias que antecederam sua data-base (outubro). Por fim, seus salários estavam atrasados em quatro meses. Nunca houve depósitos do FGTS.

II-DO DIREITO
1. DAS HORAS EXTRAS
Como ditoacima, a reclamante prestava duas horas extras, nunca tendo recebido pelas mesmas. O art. 7o, inc. XVI, CF/88 estabelece que o trabalho extraordinário dá direito à reclamante ao pagamento destas horas com o respectivo adicional de no minimo 50% sobre o valor da hora normal, de modo que por sua habitualidade deve¬rão integrar salário da ex-empregada para todos os efeitos legais (súmula 376, inc. II),com reflexos nas férias de todo o período, décimos terceiros, salário de todo o período, aviso prévio, repouso semanal remunerado, FGTS e indenização de 40% sobre o FGTS.
2. DO AVISO PRÉVIO INDENIZADO
Tendo em vista a inexistência de justa causa para a rescisão do contrato de trabalho, surge para a recla¬mante o direito ao aviso prévio indenizado, prorrogando o término do contrato da reclamantepara o dia 24.09.08, uma vez que o § 1o do art. 487, CLT estabelece que a não concessão de aviso prévio pelo empregador dá direito ao pagamento dos salários do respectivo período, integrando-se ao seu tempo de serviço para todos os efeitos legais, correspondendo a mais 30 dias de tempo de serviço para efeito de décimo terceiro salário, férias, FGTS e salários, com a repercussão das duas horasextras em seu cálculo (§ 5o, art. 487, CLT).
3. DO SALDO DE SALÁRIOS
A reclamante trabalhou 25 (vinte e cinco) dias do mês a de agosto de 2008, nada recebendo a título de saldo de salarios. De acordo com o art. 4o da CLT, considera-se como tempo de serviço o tempo efetivamente trabalhado pelo empregado, integrando-se os dias trabalhados antes de sua dispensa injusta a seu patrimonio jurídicoconsubstanciando-se direito adquirido de acordo com o inc. IV, art. 7° e inc. XXXVI, art. 5o ambos da CF/88, de modo que faz a reclamante jus ao saldo de salário de vinte e cinco dias do mês de agosto, com reflexo das duas horas extras.
4. DOS REPOUSOS SEMANAIS
A Constituição Federal garante o repouso semanal preferencialmente aos domingos (art. 7o, inc. XV). A re¬clamante trabalhava dois domingos pormês e nos feriados de natal (25.12.05) e ano novo (01.01.05) trabalhou sem os respectivos descansos, pelo que se impõe o pagamento dos dias respectivos em dobro (art. 6o da Lei 605/49), sem prejuízo da remuneração do repouso semanal e dos feriados, de conformidade com a súmula 146, TST, com reflexos das duas horas extras.
5. DO PAGAMENTO DE SALÁRIOS ATRASADOS
Quando a reclamante foi injustamentedespedida, havia quatro meses que seus salários estavam atrasados. Como se trata de verba de natureza alimentícia, essencial à sobrevivência do trabalhador e de sua família, estabe¬lece a CLT no parágrafo único do art. 459 que os salários, quando estipulados por mês, deverão ser efetuados no mais tardar até o quinto dia últil do mês subsequente ao da prestação de serviços. Assim, deverão ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reclamação Trabalhista
  • Reclamação Trabalhista
  • Reclamação Trabalhista
  • Reclamação trabalhista
  • Reclamação trabalhista
  • Reclamação trabalhista
  • Reclamação Trabalhista
  • Reclamação trabalhista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!