Reciclgame

360 palavras 2 páginas
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para identificar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a diminuição da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a diminuição da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou queima.

Este é o símbolo internacional da reciclagem.

Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. No Brasil os recipientes mais comuns para receber materiais recicláveis seguem a seguinte ordem: * Azul: papel e papelão; * Verde: frascos e garrafas de vidro; * Amarelo: embalagens de metal; * Vermelho: plásticos. Também fazem parte da reciclagem outros materiais que são organizados da seguinte forma: * Preto: madeira * Laranja: resíduos perigosos * Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde * Roxo: resíduos radioativos * Marrom: resíduos orgânicos * Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.

No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação de lixo, como por exemplo, o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito

Relacionados

  • Prointer III Online 2015 1 TGF Manual De Elaboracao
    3171 palavras | 13 páginas