reciclagem

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
O que é a Reciclagem


A Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de actividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, colectados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufactura de novos produtos.Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.   
O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O termo surgiu na década de 1970, quando as preocupaçõesambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.   
Como reciclar


Com a colaboração doconsumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir a acumulação de resíduos, como também para ajudar a evitar a extracção inesgotável de recursos naturais
Quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, a madeira, o vidro e o papel.
O primeiro passo é separar as embalagens usadas ecuidar delas. Da mesma forma como no fim de uma refeição é preciso lavar a loiça para que a casa fique limpa e arrumada, é também preciso tratar das embalagens vazias para que a Terra fique limpa.


É necessário escorrer e enxaguar as embalagens usadas, para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros enquanto as guardamos em casa.



Depois, e sempreque possível, deve-se espalmar as embalagens usadas para reduzir o espaço que ocupam na nossa casa e tornar mais fáceis as viagens ao ecoponto.




Por fim, é importante retirar as rolhas e as tampas porque são normalmente feitas de outros materiais, diferentes da embalagem.



A separação de resíduos pelo contentor adequado


O sistema de separação de resíduos para reciclagem existenteem Portugal, não é uniforme referente aos contentores ou ecopontos utilizados, ou seja, alguns Municípios diferem do resto do país, mas de uma forma geral, a nível de contentores são utilizados 3 tipos. O contentor Azul para papel e cartão, o contentor Amarelo para plástico e metal e o contentor Verde que acarta o vidro.




O contentor Azul

Papel e Cartão





No contentor Azulpode-se colocar os seguintes resíduos:

embalagens de cartão liso, compacto e canelado (ex.: caixas de cereais, invólucros de cartão, embalagens de papel em geral)
 
embalagens de papel e papel de embalagem (ex.: sacos de papel, papel de embrulho)
 
jornais e revistas, livros, cadernos, papel de escrita.
  
embalagens de cartão para líquidos alimentares com película metálica nointerior (ex.: pacotes de sumo, pacotes de leite)

Mas não se pode depositar resíduos, embora de papel ou cartão, que contenham
algum tipo de contaminação, como:

Embalagens que tenham contido resíduos orgânicos ou gorduras, como por exemplo, papel de cozinha, lenços de papel, fraldas e pacotes de batatas fritas, porque a degradação dos resíduos orgânicos em contacto com as embalagens pode nãopermitir a reciclagem.

Embalagens que tenham contido resíduos tóxicos e perigosos, como por exemplo, sacos de cimento, porque podem constituir um perigo para a saúde pública.

Papéis metalizados e plastificados ou sujeitos a tratamentos especiais, como por exemplo, papel de lustro, papel vegetal, papel químico, papel de alumínio e papel autocolante, porque são constituídos por uma mistura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reciclagem
  • Reciclagem
  • Reciclagem
  • Reciclagem
  • Reciclagem
  • Reciclagem
  • Reciclagem
  • RECICLAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!