reciclagem isopor

Páginas: 7 (1728 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Apresentação de Negócios
O EPS - poliestireno expandido é um plástico celular e rígido, que se pode apresentar numa varideda enorme de formas e aplicações. EPS é a sigla padronizada pela ISO (International Organization for Standardization) para o poliestireno expansível. No Brasil, porém, o nome mais popular é isopor, marca da empresa que introduziu o material no país e no mundo. A descobertafoi feita em 1949 pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz.

Derivado do petróleo, o EPS é um monômero polimerizado em meio aquoso, recebendo uma adição de gás pentano, que é o agente expansor. Comercialmente o EPS é encontrado em "pérolas" milimétricas, capazes de expandir-se até 50 vezes quando expostas ao vapor d'água . O resultado é uma espuma formada por 98% de ar e apenas 2% depoliestireno. Segundo dados dos fabricantes, cada 1 m2 de EPS contém de 3 a 6 bilhões de células fechadas e cheias de ar, que impedem a passagem de líquidos como a água, mas permitem a circulação de gases por entre os interstícios das câmaras. Do ponto de vista prático, essa microarquitetura do material permite uma leveza significativa, boa resistência mecânica e ótimas propriedades de isolação térmica.Existem outros tipos de espumas de poliestireno que, no entanto, não são EPS. O XPS - poliestireno extrudido, que é também uma espuma rígida de poliestireno, mas diferencia-se do EPS por ser obtida por um processo de extrusão em contínuo e por empregar outros gases expansores. A sua única aplicação corrente é como isolamento na construção civil, apresentando-se sob a forma de placas coloridas.O PSP - poliestireno papel, que é também uma espuma rígida de poliestireno, extrudida, que é produzida com uma fraca espessura (2 - 3 mm). A sua aplicação é em bandejas e tabuleiros para acondicionar produtos alimentares.

O PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Nas instalações dos produtores de EPS, a matéria prima é sujeita a um processo de transformação física, já não alterando as suas propriedadesquímicas. Esta transformação processa-se em três etapas :
a) A pre-expansão
A expansão do PS é efetuada numa primeira fase num pré-expansor através de aquecimento por contato com vapor de água. O agente expansor incha o PS para um volume cerca de 50 vezes maior do original. Daí resulta um granulado de partículas de EPS constituídas por pequenas células fechadas, que é armazenado para estabilização.b) O armazenamento intermédio
O armazenamento é necessário para permitir a posterior transformação do EPS.
Durante esta fase de estabilização, o granulado de EPS arrefece o que cria uma depressão no interior das células.
Ao longo deste processo o espaço dentro das células é preenchido pelo ar circundante.
c) A moldagem
O granulado estabilizado é introduzido em moldes e novamente exposto avapor de água, o que provoca a soldadura do mesmo; assim obtém-se um material expandido, que é rijo e contém uma grande quantidade de ar.
Para fabricar placas para a Construção Civil produzem-se blocos de EPS em grandes moldes paralelepipédicos.
Para fabricar moldados em EPS, o granulado é insuflado para dentro de moldes com a conformação das peças pretendidas. A escolha do tipo de matériaprima e a regulação do processo de fabrico, permitem a obtenção de uma ampla gama de tipos de EPS, com diversas densidades, cujas características se adaptam às aplicações previstas.

FABRICAÇÃO DE UTENSÍLIOS
1.matéria-prima => 2.pré-expansor => matéria-prima pré-expandida => 3.silo => 4.molde => vapor => 5.peça acabada
1. Matéria prima: São as "micropérolas" que podem ser adquiridas em empresasespecializadas nesse ramo;
2. Pré-expansor: Local onde as pérolas serão expandidas e aumentam seu tamanho;
3. Silo: Após a expansão, as pérolas devem "descansar" por um período de 6 horas antes de serem injetadas no molde. Também são utilizados para a armazenagem.
4. Molde: Deve possuir o formato da peça desejada; a injeção é feita por ar comprimido ou vácuo;
5. Peça acabada: Após a injeção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reciclagem do isopor
  • Reciclagem industrial
  • Dúvidas sobre reciclagem: Isopor é reciclável?
  • isopor
  • ISOPOR
  • Isopor
  • Isopor
  • Isopor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!