Reciclagem de vdro

1152 palavras 5 páginas
Análise do Ciclo de Vida (ACV) e Reciclagem

A análise de ciclo de vida é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no sistema produtivo, à disposição do produto final. Essa técnica também é conhecida como análise "do berço ao túmulo".

A análise de ciclo de vida de produtos é, na verdade, uma ferramenta técnica que pode ser utilizada em uma grande variedade de propósitos. As informações coletadas na ACV e os resultados de sua análise e interpretações podem ser úteis para tomadas de decisão, na seleção de indicadores ambientais relevantes para avaliação de desempenho de projetos ou reprojetos de produtos.

A ACV encoraja as indústrias a considerar as questões ambientais associadas aos sistemas de produção: insumos, matérias-primas, manufatura, distribuição, uso, disposição, reuso, reciclagem. Ajuda a identificar oportunidades de melhoramentos dos aspectos ambientais de uma empresa.

Reciclagem de Vidros

Nos últimos anos, nota-se uma tendência mundial em reaproveitar os produtos jogados no lixo para fabricação de novos objetos, através dos processos de reciclagem, o que representa economia de matéria prima e de energia fornecidas pela natureza. Assim, o conceito de lixo tende a ser modificado, podendo ser entendido como "coisas que podem ser úteis e aproveitáveis pelo homem”.
O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.

Origem da matéria-prima

Cacos de vidros planos, vidros laminados e vidros de embalagens. Reciclagem de todos os tipos de vidros, como espelhos, parabrisas, vidraçarias, temperados, vidros laminados, etc.

Vantagens da reciclagem de vidro:

O vidro é de fácil reciclagem, podendo voltar à

Relacionados

  • Pesquisa
    4416 palavras | 18 páginas
  • Alternativas tecnológicas para edificações.
    118216 palavras | 473 páginas