reciclagem de pet

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014


Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
Faculdade SENAI CETIQT
Curso de Bacharelado Engenharia - Habilitação: Têxtil





José Flávio Magalhães Filho





Estudo comparativo das caracteristicas do tecido fabricado de PET não recicladao e PET reciclado nos processos tingimento: a influência da matéria-prima.

Obtenção de tecido de qualidade com PET reciclado.Rio de Janeiro
2014


Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
Faculdade SENAI/CETIQT
Curso de Bacharelado em Engenharia - Habilitação: Têxtil


José Flávio Magalhães Filho


Estudo comparativo das caracteristicas do tecido fabricado de PET não reciclado e PET, reciclado nos processos tingimento: a influência da matéria-prima.
Obtenção de tecido dequalidade com PET reciclado.




Prof° Ronaldo Luiz de Souza
(professor da disciplina de
Laboratório de Projetos)










Rio de Janeiro
2014

Tema:
Estudo comparativo das caracteristicas do tecido fabricado de PET não reciclado e PET reciclado nos processos de tingimento: a influência da matéria-prima.


Problema:
O polímero Poli Teraftalato de Etileno é umtermoplástico. Popularmente conhecido como PET, é uma resina plástica de alta resistência, muito utilizada na fabricação de garrafas para águas, sucos, refrigerantes, medicamentos, produtos de higiene e limpeza e outros.
O fio fabricado com poliéster , obtido a partir do PET reciclado, vem sendo uma grande tendência mundial. A Indústria têxtil, que já tem uma participação expressiva do poliesterconvencional, terá em breve essa fibra, obtida pela reciclagem do PET. 
Com o processo atual de recidlagem, sem uma triagem dos materias mais criteriosas, separendo os materias de cores semelhantes é possivel conceguir um tecido fabricado com fibras de PET reciclado com caracteristicas de cores identicas ao tecido fabricado com materia-prima não reciclada?


Hipótese:
Talvaz pelo fato das fibras játerem passado por um processo de polimerização para que fosse obtidas as embalagens de PETs, ainda sim com uma triagem bem elaborada, separando os materias semelhantes, será possivel obiter fibras de PET reciclado com caracteristicas semelhantes as fibras não recicladas, com isso pode se obter um produto final de qualidade, com caracteristicas e cores semelhantes a um tecido que foi fabricado commateria-prima não reciclada.


Justificativa
Com o aumento do consumo de predutos que utilisão embalagens PET, surgiu um grande desafio. O que fazer com as embalagens já utilizadas e descartadas de forma improprias, que poluem de forma indiscriminada o nosso planeta.
Pensando nessa questão e afim de reaproveitar o materia disperço na natureza, enriquecer meus conhecimentos no assunto emelhorar o processo de reciclagem para a obtenção de um produto de qualidade, propus o comparativos das caracteristicas dos tecidos formardos com fibras de PET recidlado e tecidos fabricado de materia – prima não reciclada.


Objetivos
Comparar as caracteristicas de tingimento e cores entre os tecidos de PET reciclados e Não Reciclados.
Obter um tecido de alta qualida usando material reciclado,transformar lixo em bens de consumo e contribuir com a despoluição do meio ambiente.




Levantamento Bibliografico
Aline Marques Rolim, estudou a Reciclagem de Resíduo plastico pós consumo, chegou a presente conclusão que a triagem bem eladorada dos materias plasticos e sua descontaminação é vital para o processo de transformação da materia prima obtida.

Introdução
A motivação do trabalhoem questão está baseada em duas premissas, a preocupação com o impacto social e ambiental que envolve a reciclagem do Polietileno Tereftalato (PET) e um possível retorno financeiro com o desenvolvimento da metodologia deste estudo, dado o grande potencial de mercado que pode se observar para o caso.
Através de pesquisas sobre aplicações para materiais recicláveis foi encontrada a utilização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PET
  • Reciclagem de pet
  • Reciclagem de pet
  • Reciclagem pet
  • Reciclagem de pet
  • reciclagem do pet
  • Reciclagem do pet
  • Reciclagem de pet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!