Reciclagem de Pet no Brasil

Páginas: 18 (4281 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

Problema dos resíduos sólidos, dentro do contexto ambiental, vem se agravando na maioria dos países e particularmente em determinadas regiões, dado o aumento da população e de um acentuado crescimento urbano. Tais fatos, associados à evolução dos costumes, criação ou mudança de hábitos, melhoria do nível de vida, desenvolvimento industrial e outros, têm provocado crescente ampliaçãono poder aquisitivo per capita, com conseqüência direta na quantidade total de resíduos sólidos produzidos particularmente nas cidades. (Barciotte, 1994)
A Agenda 21 propõe que
“A sociedade precisa desenvolver formas eficazes de lidar com o problema da eliminação cada vez maior de resíduos. Os Governos, juntamente com a indústria, as famílias e o público em geral, devem envidar um esforçoconjunto para reduzir a geração de resíduos e de produtos descartados” (Bezerra e Fernandes, 2000)
Confrontando a necessidade da implementação de políticas ambientais condizentes com o desenvolvimento sustentável, Duran de La Fuente (1997) alerta para a necessidade em chamar a atenção sobre o quanto o desenvolvimento econômico gera de fragilidade sobre os recursos naturais, além de poluição,destruição de ecossistemas e aquecimento global. Logicamente, sem políticas ambientais eficazes e sem uma sociedade civil alerta, consciente, mobilizada e participativa, este desenvolvimento econômico pode levar a uma perda do patrimônio natural e ambiental, base de muitas possibilidades futuras.
Os programas oficiais de coleta seletiva, que existem em mais de 200 cidades do País, recuperam por volta de1000 toneladas por ano. Além de garrafas descartáveis, existem no mercado nacional 70 milhões de garrafas de refrigerantes retornáveis, produzidas com este material.
A taxa de reciclagem de caiu de 27% em 1997 para 25% em 1998 para 23,7 % em 1999 e 22,3% em 2000 nos EUA. No entanto a quantidade de garrafas recicladas aumentou de 294 mil toneladas em 1997 para 320 mil em 1998 para 350 mil em 1999 e349 mil em 2000, enquanto no Brasil a taxa de reciclagem de resinas apresenta crescimento de cerca de 18%,tendo sido recicladas 89 mil toneladas em 2001 contra as 105 mil em 2002.
Diante dessa realidade, para haver um enfoque integral e sistêmico nas políticas ambientais é necessária a união de elementos políticos, institucionais, tecnológicos, econômicos e jurídicos que visem uma sensibilizaçãoe educação para a gestão e o ordenamento territorial.
A sociedade moderna é extremamente consumista e se acostumou ao descartável, o que tem levado a uma enorme produção de lixo. Os sistemas adotados pela maioria das comunidades para a administração de resíduos são resultantes de uma visão de inesgotabilidade dos recursos naturais, o que necessita de revisão urgente, dentro da ótica dodesenvolvimento sustentável, uma vez que dele depende a existência harmoniosa do homem no Planeta. Outro conceito que carece de revisão é quanto à responsabilidade pelo lixo.
No que diz respeito à sociedade, ela não se encerra no momento em que o lixo é colocado à porta para a coleta. Para tal, serão necessárias mudanças nos hábitos de consumo, não apenas no que diz respeito à quantidade, mas também aotipo de produto adquirido, bem como nos processos industriais. Um outro aspecto importante decorre das concentrações e da toxicidade dos resíduos, uma vez que a deposição pontual destes materiais pode comprometer seriamente os ecossistemas de uma região, provocando alterações nas mesmas proporções que a extração predatória de recursos naturais e, muitas vezes, inviabilizando a própria extração dosrecursos em função da contaminação. (Figueiredo, 1995)
Demajorovic (1996) considera que o cenário da expansão da produção de resíduos impõe desafios ao gerenciamento adequado, seja nos países industrializados seja nos países em desenvolvimento, embora os problemas sejam bastante diferentes. No primeiro caso, como já está garantida a destinação para aterros.

ASPECTOS GERAIS DA GESTÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reciclagem de pet no brasil
  • Reciclagem de pet
  • PET
  • Reciclagem de pet
  • reciclagem de pet
  • Reciclagem de pet
  • Reciclagem pet
  • Reciclagem de pet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!