Reciclagem de Materiais de Construção

Páginas: 6 (1365 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
Reciclagem de Materiais de Construção
1- Introdução
O lixo urbano vem sendo um dos principais problemas da sociedade moderna. É um problema preocupante que vem aumentando com o passar dos anos. Além disso, o crescimento da construção civil no país aumenta consideravelmente a quantidade de entulho produzido, principalmente nas grandes cidades. Esse desperdício aumenta os custos finais dasconstruções e também os de remoção e tratamento do entulho.
Através da reciclagem do entulho podem-se obter inúmeras vantagens, sejam elas econômicas, ambientais e em qualidade. Esse recurso gera inúmeros retornos, pois além de esvaziar os aterros, os materiais são bem mais baratos e possuem a mesma qualidade.
Os empreendimentos de reciclagem no Brasil não atingiram seu ápice devido à falta deinformação da população, dos órgãos públicos e seus administradores, já que ainda se acredita que o material inerte não tenha aplicação ou viabilidade na reciclagem. Esta atividade, extremamente necessária nos dias de hoje, está intimamente ligada à demolição.
2- Definição
A reciclagem consiste na reintrodução, no processo produtivo, dos resíduos, quer esses sejam sólidos, líquidos ou gasosos, paraque possam ser reelaborados, dentro de um processo produtivo que envolva gasto de energia, gerando assim um novo produto idêntico ou não ao que lhe deu origem. Por ser um processo que consome energia e até gera resíduos, a reciclagem é considerada o último recurso no reaproveitamento de materiais.
O entulho se apresenta na forma sólida, com características físicas variáveis, que dependem do seuprocesso gerador, podendo apresentar-se tanto em dimensões e geometrias já conhecidas dos materiais de construção (como a da areia e a da brita), como em formatos e dimensões irregulares: pedaços de madeira, argamassas, concretos, plástico, metais, etc.
Há algumas substâncias que não podem ser reciclados com facilidade, como gesso, fragmentos de cimento amianto em quantidades expressivas, madeira,vegetação e matéria orgânica; papel, papelão, plástico, isopor e similares; tecidos, borracha, espuma e demais materiais sintéticos; metais; vidro; tintas, impermeabilizantes e asfalto; líquidos em geral; entre outros.
A reciclagem dos materiais na construção civil acontece através de duas vias:
Uso de resíduos de outras indústrias, como siderúrgica e metalúrgica;
Transformação dos resíduos deobras e demolição em novos materiais de construção.

3- Composição, Fabricação e Aplicação na Construção Civil.
Reciclagem de agregados
Processo de produção
O entulho, que pode ser usado sozinho ou misturado ao solo, deve ser processado por equipamentos de britagem/ trituração até alcançar a granulometria desejada, e pode apresentar contaminação prévia por solo – desde que em proporção nãosuperior a 50% em peso. O solo empregado na mistura com o entulho reciclado deve ser classificado de acordo com a Metodologia MCT, especificada pela Norma P01 da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Pesquisas (BODI, 1997) avaliam os resultados de ensaios de dosagens da mistura entulho-solo e as variações da capacidade de suporte, da massa específica aparente máxima seca, da umidade ótima e daexpansão.
O resíduo ou a mistura podem então ser utilizados como reforço de subleito, sub-base ou base de pavimentação, considerando-se as seguintes etapas: abertura e preparação da caixa (ou regularização mecânica da rua, para o uso como revestimento primário) corte e/ou escarificação e destorroamento do solo local (para misturas), umedecimento ou secagem da camada, homogeneização e compactação.Imagem
Produto
Características
Uso recomendado

Areia reciclada
Material com dimensão máxima característica inferior a 4,8 mm, isento de impurezas, proveniente da reciclagem de concreto e blocos de concreto.
Argamassas de assentamento de alvenaria de vedação, contrapisos, solo-cimento, blocos e tijolos de vedação.

Pedrisco reciclado
 
Material com dimensão máxima característica de 6,3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reciclagem de materiais
  • reciclagem de materiais
  • Reciclagem dos materiais
  • Materiais e reciclagem
  • Reciclagem de materiais:
  • reciclagem de materiais
  • Plano de negócio para implantação de uma usina de reciclagem de materiais sólidos (entulhos da construção civil)
  • materiais de construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!