Recenção critica comportamento de compra compulsivo

541 palavras 3 páginas
RECENSÃO CRÍTICA DO ARTIGO
“A Neurological Study of Compulsive Buying Behaviour”
Por: Tiago Duro

Introdução
O artigo “A Neurological Study of Compulsive Buying Behaviour”, de Gerhard Raab, Christian E. Elger, Michael Neuner e Bernd Weber, peritos em neuromarketing e neurociência, descreve o estudo das correlações neurológicas do comprador compulsivo. Vinte e seis compradores não compulsivos (“normais”) e vinte e três compradores compulsivos foram submetidos a decisões de compra que, enquanto tomadas, foram gravadas em imagens através de aparelhos de ressonância magnética. O objetivo deste estudo é o de contribuir para melhor compreensão das correlações neurológicas do comprador compulsivo.
Conceito
O comprador compulsivo é definido como crónico, difícil de se controlar, as suas consequências negativas não são só de carater pessoal (dívidas ou dificuldades económicas) mas também de carater psicológico e social (O’Guinn and Farber 1989). Não é considerado um comportamento excessivo como o vício do jogo, suscetível de tratamento, mas mais bem um distúrbio no comportamento compulsivo (Lejoyeux et al. 2000; Muller et al 2009).
Vários estudos investigaram as causas do comportamento compulsivo e chegaram à conclusão de que pessoas que apresentaram aumento da impulsividade, défices de autocontrolo, baixa autoestima, depressão, entre outros, têm maior aptidão para ter comportamentos de compra compulsivos (Black et al. 1998; Dittma 2005ª, 2005b; Faber 1992, 2004; Mueller et al. 2009)

Metodologia

Foram escolhidos 49 candidatos do sexo feminino devido a estas serem mais frequentemente afetadas por comportamentos de compra compulsivos do que o sexo masculino (Black 2007; Dittmar 2005a). Foi usado o paradigma de Knutson et al (2007) para fazer a recolha de imagens, consiste em captar 3 imagens através de aparelhos de ressonância magnética nos momentos de: apresentação dos produtos; apresentação de produtos e preços; e apresentação de produtos preços e tomada de

Relacionados