Recensão crítica sobre livro de M. M. Ponce and the guitar

1317 palavras 6 páginas
Recensão crítica do livro Manuel M. Ponce and the guitar,
C. Otero (1983)

Corazon Otero, investigadora e guitarrista mexicana, autora de diversas biografias e com vários livros publicados, dedica este livro à figura do maestro Manuel María Ponce.
Contudo, não se pode considerar que este livro se resuma a uma biografia do compositor.
Mais do que uma biografia, bastante detalhada por sinal, este livro aborda igualmente a relação de Manuel María Ponce com a guitarra, personificada na estreita colaboração com o guitarrista espanhol Andrés Segovia. De facto, e apesar de bastante reconhecido e querido no seu país natal, Ponce é um compositor quase desconhecido para a grande maioria do público, embora as suas obras sejam bastante interpretadas pelos guitarristas. Desta forma, no prefácio, Corazon Otero revela que o seu principal objectivo ao publicar este livro é dar a conhecer a bela música de Ponce, como se pode ler abaixo:
«The music f the great Mexican composer Manuel María Ponce is so beautiful and nevertheless so little known, that if the desire to hear it is born in any reader of these pages, I shall feel most happy and content.»

O livro, publicado em espanhol 1980 e traduzido por J. D. Roberts em 1983, encontrase dividido em duas secções que, embora não estejam claramente identificadas pela autora, são facilmente percebidas pelo leitor. A primeira consiste na biografia de Ponce e na sua relação com a guitarra e com Andrés Segovia. A segunda inicia-se com uma nota de Carlos
Vazquez, pianista mexicano aluno de Ponce e proprietário do seu espólio, à qual se segue uma lista das obras para guitarra de M. M. Ponce, da discografia existente à data de publicação do livro e de uma lista das obras para outros instrumentos.
A primeira parte do livro tem início com um texto da autoria do compositor espanhol, contemporâneo de Ponce, Federico Moreno-Torroba, ao qual a autora deu o título de Prelude:
Preliminary remarks by Federico Moreno-Torroba. Os

Relacionados