Recensão Critica ao livro “A Catedral Gótica - Origens da arquitectura gótica e o conceito medieval de ordem” De Otto Von Simson.

2999 palavras 12 páginas
Recensão Critica ao livro:
“A Catedral Gótica - Origens da arquitectura gótica e o conceito medieval de ordem”
De Otto Von Simson
SIMSON, O. – A Catedral Gótica. Lisboa: Ed. Presença, 1995 [1ª. Ed., 1956]

Profª Dr.ª: Joana Ramôa Melo
Cadeira: História da Arte Gótica

Cátia Sofia Quirino
Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

“O termo catedral gótica evoca em todos nós uma imagem mental tão clara e definida como a produzida por qualquer outro tipo de edifício. Nenhum outro monumento de uma cultura radicalmente diferente da nossa faz de tal modo parte da vida contemporânea como a catedral” – Otto Von Simson

Historiador da arte medieval e renascentista da arquitectura e história da arte, Otto Georg von Simson (1912 – 1993) nasceu em Berlim, na Alemanha, onde viria igualmente a falecer. Filho de Ernst Eduard von Simson, subsecretário de estado na Alemanha, e de Martha Enole (von Simson), descendente do filósofo Moses Mendelssohn (bisavô) e do químico Franz Oppenheim (avô). Cresceu rodeado dos mestres do impressionismo e a sua família era altamente distinguida na política alemã.
Simson frequentou a Arndtgymnasium em Berlim, Dahlemdorf, e após a graduação aos 17 anos, foi enviado a Inglaterra para aprender inglês. No seu regresso, ingressou na universidade de Freiburg para estudar História da Arte com Hans Jantzen, Walter Friedländer e Kurt Bauch; estudou brevemente em Berlim antes de se mudar para Munique em 1932 para estudar com Wilhelm Pinder. A maioria dos seus trabalhos, no entanto, foram realizados sobre supervisão de Eberhard Evers. Completou a sua dissertação sobre Rubens e publicou “Zur Geneaologie der weltlichen Apotheose im Barock, besonders der Medicigalerie des Peter Paul Rubens” em 1936.

A 1936, trabalhou inicialmente no Instituto bibliotecário de Courtauld como editor periódico Hochland, em Munique. Pouco antes da eclosão da 2ª Guerra Mundial, Simson utilizava o seu cartão

Relacionados