Recenssão Critica_Traços Redondos

2382 palavras 10 páginas
Escola Superior de Educação
Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural
Unidade Curricular: Sociologia da Juventude e Políticas da Cidade

Recensão Critica
Livro: Traços e Riscos de Vida
Capitulo 1: Traços Redondos

Índice
Índice 2
Ficha Técnica 4
Sinopse 5
Biografia do Autor 6
Apresentação do Capitulo 7
Reflexão Pessoal 9
Referências Bibliográficas 12
Bibliografia 12
Web-grafia 12

Ficha Técnica

Livro: Traços e Riscos de Vida

Autor Principal: José Machado Pais

Autores Secundários: Duarte Vilar e Ana Micaela Gaspar. Jorge Vala e Sheila Khan. Nuno Miguel, António Maia e Maria do Carmo Gomes. Filomena Marques, Rosa Almeida e Pedro Antunes. M. do Carmo Cabêdo Sanches e Humberto Martins. Margarida Rebelo. José Gameiro e Aa Dantas.

Edição: 2º Edição, Junho de 2000

Editora: Ambar; Coleção Trajétorias

Sinopse

O fenómeno da exclusão social dos jovens – incluindo todas as suas correlativas manifestações de “desenquadramento social” – tem adquirido uma grande relevância pública cuja ressonância principal é a ideia de que os jovens vivem situações crescentes de risco. Riscos múltiplos que se associam a condições precárias de vida, novas formas de vivência e experimentação sexual, manifestações diversas de intolerância (racismo, violência, etc.), apelos consumistas geradores de “pânico social” (nomeadamente com o consumo crescente de drogas mais ou menos “ilícitas”), condutas e culturas “rebeldes”, lazeres marcados por “excessos” e “transgressões”, etc.
Contudo, a atenção dirigida às situações e condutas de risco tem arrastado uma concomitante desatenção relativamente aos traços de vida desses jovens. A nossa proposta de investigação é simples: partir dos traços de vida para compreender os seus eventuais riscos. A proposta-que é também uma aposta metodológica – vai, pois, no sentido de clarificar as condições ou determinantes sociais de

Relacionados