recem chegada

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014

Filosofia Panóptica
Pensemos numa sociedade na qual todos nós fossemos vigiados intermitentemente por um grande olhar onisciente, o Panóptico, que não deixaria escapar nenhum detalhe das nossas ações. Nesse sistema, sequer existiria o termo 'privacidade', pois todas as informações seriam consideradas de domínio público. O Panóptico representa analogamente a manifestação social doolhar onisciente de Deus, que conhece de antemão o íntimo de todas as coisas. Trata-se da manifestação mais pura do controle exercido pela sociedade disciplinar, regulamentando as ações, determinando padrões de gosto e modelos de conduta que devem ser seguidos pela massa social. Os organizadores desse dispositivo acreditariam que pela instauração desse grande sistema de observação das açõesindividuais os grandes problemas sociais seriam banidos definitivamente do âmbito "civilizado".

A definição do Panóptico como um instrumento direcionado para o controle das ações individuais fora adotada por Jeremy Bentham, no seu projeto de inserção dessa cadeia de controle social sobre as instituições europeias do período incipiente da Revolução Industrial, como forma de obter o máximodomínio sobre as disposições individuais, evitando-se a criminalidade e as revoltas contra a ordem estabelecida. A formulação do Panóptico é um pretenso projeto utópico, cuja instauração resolveria definitivamente o problema da segurança da sociedade urbana, exigindo assim a supressão da intimidade de cada indivíduo. Analisado criticamente, o Panóptico representa uma distopia social, pois o seuobjetivo se realizaria mediante o controle intrínseco do comportamento humano, gerando em cada indivíduo o florescimento do medo pela ameaça de punição.
A crítica sobre a natureza opressora do foi retomada contemporaneamente por Foucault em Vigiar e punir, através da explicitação dos mecanismos de imposição de poder que se encontram subjacentes na prática de controle social por meio daobservação contínua dos indivíduos. Esse sistema coercitivo de fiscalização social pelo olhar se dá nos presídios, nas fábricas, nos espaços religiosos e nas escolas, preconizando a adequação e submissão incondicional do indivíduo às regras imperativas estabelecidas, tornando os corpos dóceis (Vigiar e punir, p. 127). A sociedade de controle exerce a domesticação dos impulsos singulares humanos,desmobilizando qualquer projeto de revolta. Para Foucault, ao enfraquecer as resistências individuais, o poder legal suprime pela raiz toda voz de dissensão diante das manifestações de arbitrariedade.
A educação disciplinar do corpo individual é o meio que favorece a transformação da vida humana em força produtiva canalizada para objetivos práticos que proporcionam resultados concretos e úteispara a sua sociedade. O sistema Panóptico coíbe intimamente toda inclinação destoante das individualidades em relação às normas rigorosamente impostas, estabelecendo a adoção de comportamentos uniformes aos que se encontram imersos nessa realidade vigiada. A estrutura do Panóptico, conforme esclarece Zygmunt Bauman, seria, segundo os critérios coercitivos da ordem política estabelecida, uma armaeficaz contra a diferença, a opção e a variedade dos comportamentos e dos valores (Globalização, p. 58). O controle social gera o nivelamento dos indivíduos, calando o desenvolvimento criativo das suas singularidades. Quanto mais medíocre, tanto melhor para a "paz pública".
O elemento mais absurdo desse mecanismo de controle reside na ideia de que o bem-estar que o indivíduo deseja obtersomente pode ser conquistado através da supressão de sua liberdade pessoal, pois é a flexibilidade das suas ações que motivam as circunstâncias que prejudicam a estabilidade social. A aspiração utópica pela estabilidade social corre o risco de se tornar uma distopia. Como Erich Fromm expressa em texto que serve de 'Posfácio' para 1984, de George Orwell, as utopias negativas expressam o sentimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recém Chegada
  • RECEM CHEGADA
  • Recém chegada
  • Recem chegada
  • Recém chegada
  • Recém Chegada
  • recem chegada
  • Recem chegada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!