Receitas
RECEITAS E DESPESAS, GANHOS E PERDAS
Everton Renan de Oliveira, Roderval Eduardo Rodrigues da Silva e Rodrigo Cesar Otaviano
Profº César Eduardo Loddi
Resumo
Ao inserir os conhecimentos básicos sobre e Receitas e Despesas podemos trazer à memória os Princípios Fundamentais da Contabilidade, quais sejam o da Realização e o do Confronto entre Despesas e Receitas. Ambas estão intimamente ligadas. Não se aufere uma Receita sem primeiro haver dispendido recursos, isto é, sem que antes haja sacrificado algum bem patrimonial. A obtenção da Receita está ligada à produção de bens e serviços num determinado período de tempo. Já, os Ganhos e Perdas podem ser definidos como resultados de transformações não relacionados com as operações normais de uma empresa. Buscamos por meio desse trabalho temas relevantes que poderão ser úteis ao interessado nas Ciências Contábeis.
Receitas e ganhos
A natureza de uma receita numa explicação à nível fundamental é um aumento de lucro. Tal como o lucro, trata-se de um fluxo - a criação de bens ou serviços por uma empresa durante um período. Ao abordarmos o assunto receitas, evidenciamos uma ferramenta especial no mundo contábil, uma vez que a receita é o ponto de partida na demonstração de resultado do exercício (DRE). Tendo em sua natureza a origem das transações operacionais ou não operacionais dentro da empresa até encontrarmos o resultado líquido.
O que deve ser incluído no termo receita? Muitos dizem que é necessário distinguir receitas de ganhos, todas as atividades, sejam importantes ou não, relacionadas às atividades produtoras de riqueza da empresa. A maioria dos ganhos aparecerá na demonstração do resultado – portanto, representa aumentos de lucro. As doações à empresa constituem uma exceção. Podem ser classificadas como capital ou lucro, dependendo da intenção do doador, das circunstancias da doação e da definição de lucro que se adote. Em uns poucos casos, intenção