RECEITA MRGINAL

550 palavras 3 páginas
Receita marginal, custo marginal e maximização de lucros

Para maximizar o lucro uma empresa tende a estudar a diferença entre sua receita e seu custo, afim de buscar melhores resultados financeiros; sendo assim o lucro dessa empresa é a diferença entre receita e custo:
FORMULA:π(q)=R(q)-C(q).

grafico
Para obter um nível maior de lucro uma empresa opta pelo nível de produção para o qual a diferença entre receita e custo seja máxima. Quando uma empresa aumentar seu nível de produção, gerará mais receita do que custo. Pode-se medir quanto se eleva a receita quando o nível de produção aumenta em uma unidade, isto é a chamada Receita Marginal. A inclinação dessa curva, que mede o custo adicional da produção de uma unidade a mais de um produto e chamado custo marginal. Ou seja para uma empresa obter um lucro maximizado terá quando a receita marginal for igual ao custo marginal, sendo ou não uma empresa competitiva; o lucro será maximizado no ponto em que um incremento adicional no nível de produção mantém mantendo o lucro inalterado isto é:∆π/∆q=0; o lucro maximizado e quando: RMg(q)=CMg(q).

Demanda e receita marginal para empresas competitivas

Embora uma decisão de uma empresa do setor competitivo em apenas vender uma pequena fração das vendas essa quantidade que está posta em venda não terá impacto sobre o preço de mercado do produto; pois o preço de mercado e determinado pelas curvas da demanda e da oferta do setor; por tanto uma empresa competitiva é uma aceitadora de preços. A empresa que aceita preços sabe que sua decisão de produção não terá impacto sobre o preço do produto. Como por exemplo um fazendeiro está decidindo em quantos acres plantará trigo em um determinado ano, ele segue o preço de mercado do trigo.
Gráfico 8.2

O preço e determinado pela interação pelas empresa, consumidores do mercado sendo que não e uma decisão de uma produção de uma empresa. A curva de demanda, d, com que se defronta uma determinada empresa em um mercado

Relacionados

  • RECEITA MRGINAL
    550 palavras | 3 páginas