REC Metodos 1 Flavia Santin Braga

2619 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
FLAVIA SANTIN BRAGA RA: 363103

ANALISE CRÍTICA DE ARTIGOS
Aplicações e discussões sobre a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência

2015
São Carlos

Cromatografia líquida de alta resolução

Introdução
A cromatografia líquida de alta eficiência é um tipo de técnica usada para realizar separações e análises quantitativas de diversos tipos de compostos presentes em diferentes tipos de amostras, com alta resolução, sensibilidade e eficiência, em escala de tempo de poucos minutos. Consiste numa cromatografia líquida que se utiliza pequenas colunas, recheadas de materiais preparados especialmente e uma fase móvel, eluída sobre altas pressões.
É uma técnica de separação e identificação de compostos em que a amostra é introduzida através de um injetor. Os compostos são arrastados por uma fase móvel passando pela a fase estacionária. A fase estacionária é constituída de partículas sólidas empacotadas em uma coluna, a qual é atravessada pela fase móvel. As duas fases são responsáveis pela retenção do soluto na coluna, pois são forças químicas e físicas (como forças de dispersão de London ou forças de Van der Waals; Interações de dipolo induzido; Ligações de hidrogênio; Interações dielétricas; Interações eletrostáticas e coulombianas) que atuam entre elas e resultam na resolução e separação dos solutos individuais. Assim, apenas os compostos de interesse chegam no detector, que mede o sinal fornecido por cada composto.
Esta técnica foi melhor desenvolvida a partir dos anos 70 e atingiu um nível de sofisticação desde então, tornando possível a preparação de colunas com partículas pequenas (para se obter alta resolução) e a aquisição de equipamentos que funcionam a alta pressão (qualidade da eluição). Assim, nos últimos dez anos, equipamentos e diferentes tipos de detectores surgiram melhorando ainda mais a técnica, possibilitando a análise da maioria de compostos, até em amostras mais complexos como sangue,

Relacionados

  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas