REC.MATERIAIS

13630 palavras 55 páginas
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS
TÉCNICO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL
PROFESSOR RENATO FENILI
Prezado(a) amigo(a) concursando (a),

É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para
Técnico do Banco Central do Brasil.
Meu nome é Renato Ribeiro Fenili, sou natural de São Paulo e tenho 34 anos. Atualmente sou Analista Legislativo – atribuição técnico em material e patrimônio, na Câmara dos Deputados. Antes disso, fui Oficial da Marinha do
Brasil, servia embarcado em navio, tendo exercido o cargo de Chefe de
Máquinas por cerca de dois anos. Fazia cerca de 120 dias de mar por ano, o que não me deixava alternativa a não ser estudar sozinho... não era fácil!
Fui aprovado em 6º lugar no concurso para a Câmara dos Deputados de 2007, e tomei posse em 2008. Na época, a banca escolhida para a condução do certame foi a Fundação Carlos Chagas, e o conteúdo programático do edital foi extremamente semelhante ao que abordaremos em nosso curso.
Bom, feitas as apresentações, creio que seja hora de começarmos o estudo. A Administração de Materiais, apesar de não ser uma das disciplinas mais “densas” que encontramos em concursos públicos, tem suas particularidades, capazes de pegarem os desavisados de “calças curtas”.
Pessoalmente, creio que a necessidade de se aliar um conceito bem definido com o raciocínio lógico (e matemático!) seja um dos desafios que a Gestão de Materiais apresenta aos concursandos. Mas que vamos, a partir de agora, enfrentar juntos.
Nosso curso será construído com base em exposições teóricas, seguidas de exercícios comentados. Em termos de bancas, o CESPE é a que mais cobrou, historicamente, esta disciplina em seus certames. A FCC e a
ESAF, por exemplo, possuem um banco de dados muito restrito de questões.
Já a CESGRANRIO, organizadora do último certame para o BACEN, apresenta uma tradição na abordagem da Gestão de Recursos Materiais, com significativo número de questões.
Cabe a menção de que, com inserido

Relacionados