Rebeliôes na república velha

Páginas: 12 (2995 palavras) Publicado: 2 de julho de 2012
CANUDOS
[pic]
Um dos primeiros e mais importantes movimentos messiânicos a surgirem no Brasil foi o de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, que mobilizou milhares de pessoas em Canudos, Bahia. Nascido no Ceará,em 1830, Conselheiro teve formação religiosa, mas não chegou a se ordenar padre. Em 1860, mudou-se para o norte da Bahia, onde passou a atrair seguidores com suaspregações e obras de caridade. Com a queda da Monarquia,em 1889,começou a atacar a republica com seus sermões. O novo regime tinha promovido a separação da Igreja e o Estado. Os registros de casamento e as certidões de óbito, por exemplo, antes controladas pela Igreja ,passaram a ser administradas pelo Estado.
Em 1893, Conselheiro teve seu primeiro confronto com as autoridades, ao queimar editais decobrança de impostos na cidade baiana de Bom Conselheiro. Mobilizado por ordem do juiz local, um pequeno contingente de policias tentou prende-lo, sem sucesso. Conselheiro fugiu com seus seguidores para uma fazenda abandonada em Canudos, onde fundou o Arraial de Belo Monte.um ano depois o vilarejo já abrigava cerca de 16 mil pessoas.
Em Canudos , os pobres do sertão encontravamsolidariedade,conforto espiritual,abrigo e trabalho.Na comunidade controlada por normas rígidas,era proibida a entrada de ladrões,prostitutas,e consumo de bebidas alcoólicas. Uma guarda armada mantinha a ordem e um administrador cuidava do patrimônio. As atividades religiosas eram constantes e mobilizavam toda a população local.
O arraial vivia da agricultura e da pecuária, principalmente da criação de ovelhase cabras, e o comercio de couro gerava os recursos necessários para abastecer a comunidade com compras feitas nos municípios visinhos. Canudos na verdade se tornou uma alternativa de vida para as vítimas de injustiça sociais. Na austera comunidade, os moradores escapavam do mandonismo dos coronéis, da servidão das fazendas, da miséria sem amparo e do menosprezo da Igreja.
Os fazendeiros egovernantes porém, acreditavam que o arraial representava uma seria ameaça a ordem. No Rio de Janeiro, os militares acusavam Conselheiro e seus seguidores de pretenderem destruir a Republica e restaurar a Monarquia. Para tentar debelar o movimento que não parava de crescer em outubro de 1896 o governo
da Bahia enviou a Canudos uma tropa de 100 policiais, que foram derrotados com facilidade pelosmoradores do arraial . Dois meses depois o governo federal organizou uma nova expedição com 550 soldados. Fustigados pela guerrilha de Conselheiro a tropa foi obrigada a bater em retirada.
A terceira expedição formada por 1300 homens, sofreu uma derrota ainda mais humilhante, em março de 1897. Em junho, um exercito de 5 mil soldados apoiado por 17 canhões marchou em direção a Canudos. Nos mesesseguintes, os combates com a força do governo foram extremamente violentos e só tiveram fim em outubro de 1897,com a destruição completa do arraial de e a morte de quase todos seus moradores,inclusive Antônio Conselheiro.




GUERRA NO CONTESTADO
[pic]
No Sul, a mais importante rebelião camponesa ocorreu numa região de fronteira entre o Paraná e Santa Catarina. No Contestado, como a áreaficou conhecida por ser disputada pelos dois estados, as terras eram dominadas por grandes proprietários, que exploravam a extração de madeira e erva-mate. Também ali, a exemplo do que aconteceu em outras partes do pais, os fazendeiros submetiam os trabalhadores rurais a formas opressivas de dominação.
Em 1908, a empresa Brazil Railway instalou-se no Contestado e deu inicio a construção daferrovia que deveria ligar São Paulo ao Rio Grande do Sul. O proprietário da empresa, o norte-americano Percival Farquhar, havia recebido como concessão do governo federal uma faixa de 30km de largura ao longo da longo da linha de ferro. E para tomar posse da área, não hesitou em lançar mão de métodos violentos, expulsando os camponeses que ocupavam a terra como posseiros, isto é, sem possuir o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rebeliões Na Republica Velha
  • Era vargas e República Velha República Velha
  • República velha
  • republica velha
  • República Velha
  • republica velha
  • República velha
  • Republica velha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!