Reb.lençol

2448 palavras 10 páginas
O Rebaixamento do Lençol Freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com sub-solos.
Todo terreno possui um lençol de água no seu sub-solo e essa água vai atrapalhar a escavação do terreno. Então instala-se bombas muito potentes que, funcionando 24 horas por dia, retiram a água do sub-solo.
Depois de alguns dias, o nível d'água fica mais baixo em toda aquela região. Dependendo da porosidade do terreno, o rebaixamento pode atingir áreas bem distantes do local das obras.
Efeitos do Rebaixamento do Lençol Freático:
Abaixa a umidade média dos terrenos em volta. Jardins perdem a sua exuberância pela queda do teor de umidade do solo. As flores secam e morrem.
Afeta a vitalidade da vegetação de grande porte que se servem da água do lençol. Muitas árvores secam e morrem.
Adensamento do terreno pela diminuição da pressão neutra do sub-solo. Mais popularmente conhecida como AFUNDAMENTO, o terreno cede. Jardins podem afundar. Tanques de peixes e espelhos d'água podem rachar. O pavimento da rua pode ceder, abrindo crateras. Veículos podem cair dentro da cratera.
Pode ocorrer do piso da garagem do seu prédio afundar, mesmo que o seu prédio esteja distante do local da obra.
Dependendo do tipo de solo e do tipo de fundação empregada na fundação do seu prédio, podem ocorrer recalques diferenciais no seu prédio. Conseqüências desses recalques podem ser: o aparecimento de trincas que antes não existiam, ligeira inclinação do prédio, destacamento de azulejos, destacamento de placas de revestimento de pisos, trincas em vidros das janelas, janelas de correr que começam a engripar, portas que não fecham direito, vazamento (quase imperceptível) de gás, vazamento de água,
Como se proteger.
A melhor proteção é a preventiva, isto é, aquela que a gente faz antes que o mal aconteça.
Tão logo se tenha notícia de que um novo prédio vai ser construído, antes mesmo que a construção seja iniciada, contrate um engenheiro especializado, um Perito em Patologia das

Relacionados