Reações de Substituiçãode Química orgânica nas indústrias

361 palavras 2 páginas
Exemplos dessas substituições:

Muitos solventes não inflamáveis usados em laboratórios e indústrias são compostos clorados obtidos por halogenação, que é uma reação de substituição

O benzemo e uma das substancia orgânicas de maior importância para a industria química.Entre suas inúmeras aplicações,muitas estão relacionadas as reações de substituição.Um exemplo e a fabricação de detergentes.
Por meio da alquilação de Friedel-Crafts,é possível para as industrias de detergentes inserirem um grupo dodecil no anel benzênico.
Trata-se de um grupo linear e saturado que contem doze atamos de carbono.
A seguir,realizado uma sulfonação, também uma reação de substituição,tais industrias obtém o acido para-dodecil-benzenossulfônico,cuja neutralização produz um detergente.

O combustível usado em automodelos é o nitrometano, obtido por meio de uma reação de substituição

PRODUÇÃO DE ARILAMINAS
(corantes e agentes farmacológicos) – Esse processo tem se da através da nitração do benzeno, uma reação de grande importância, pois é a precursora de um processo industrial de tem como objetivo a produção de arilaminas (corantes e agentes farmacológicos) através da redução por ferro metálico em meio ácido ou SnCl2 em meio ácido e depois em meio alcalino. Arilaminas são encontrados na fumaça do cigarro, corantes capilares permanentes e outras fontes ambientais.

NITROBENZENO
Nitrobenzeno, também conhecido como nitrobenzol ou óleo de mirbano, é um composto orgânico venenoso com um odor de amêndoas e fórmula química C6H5NO2. Este líquido oleoso insolúvel em água é normalmente produzido como um precursor para a anilina mas em laboratório é usado como um solvente e como um agente oxidante moderado.
Nitração do benzeno com formação do nitrobenzeno.
O nitrobenzeno é obtido industrialmente pela nitração direta do benzeno. Muitas empresas produzem frequentemente essa substancia para fabricação concentrado para protonar o ácido nítrico

Relacionados