reatorio quimics

1158 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

RELATÓRIO – QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
RENDIMENTO DE UMA REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO

ACADÊMICOS: JULIANA GUIMARÃES – 21553881
LUANA FREITAS – 21553982
SAARIA LAD - 21554879

MANAUS – AM
2015
SUMÁRIO
O experimento que será abordado no decorrer deste relatório tem como tema o rendimento de uma reação de precipitação onde serão utilizadas fórmulas básicas de química como rendimento percentual e cálculos básicos de estequiometria.

INTRODUÇÃO
Para trabalhos em laboratórios ou indústrias, é importante utilizar a estequiometria que nos permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química.
Podem-se considerar quatro tipos de problemas que envolvem cálculos estequiométricos: -relação de massa com massa; -relação de massa com volume; -relação de volume com volume; -relação de mol com átomos ou moléculas. O rendimento de uma reação é a quantidade de produto que realmente será obtida na reação química relacionada com a quantidade que deveria ser obtida na teoria
Em certos tipos de reações deve-se observar se existe excesso de reação. Se os dois produtos são iguais, estes valores constituem uma proporção; se forem diferentes, o excesso estará com o reagente que pertencer ao maior produto, onde esse cálculo é realizado utilizando a lei de Proust.
As reações que resultam na formação de um composto pouco solúvel são conhecidas como reações de precipitação que será evidenciada no decorrer do experimento realizado.

FINALIDADE
Observar uma reação de precipitação;
Realizar cálculos estequiométricos envolvendo reagente limitante e em excesso;
Calcular o rendimento de uma reação.

PARTE EXPERIMENTAL
Material utilizado
02 vidros de relógio
02 provetas
02 béqueres
03 bastões de vidro estufa papel de filtro dessecador funil suporte com

Relacionados