Reaproveitando agua de chuvaa

5994 palavras 24 páginas
1 - INTRODUÇÃO

1.1 - Considerações Iniciais

A disseminação de informações referente ao risco de escassez de água tem contribuído à conscientização não apenas da população, mas também da iniciativa publica e privada com relação à utilização desse recurso. A água potável é essencial para a vida, no entanto esse recurso tem se tornado cada vez mais escasso, por conta do crescimento acentuado e desordenado da demanda (MAY, 2004. p 22).

Dentro deste contexto, segundo MARINOSKI, (2003) faz-se necessário incentivar a conservação de água e a implantação de sistemas para tal, de forma que o recurso não se torne escasso. Uma forma de conservar água bastante discutida é o aproveitamento da água de chuva para consumo não potável. A eficiência de sistemas para o aproveitamento de água de chuva esta muito relacionada à sua adequada operação. Este estudo abordou a automação deste sistema para uso em indústrias.

1.2 - Objetivo e Motivações

Realizar o estudo de dispositivos hidromecânicos que compõem um sistema de aproveitamento de água de chuva em indústrias bem como sua automação, com conseqüência à sua otimização, desenvolver um aprendizado sobre o processo de aproveitamento de água de chuva, estudar sistemas de aproveitamento de água de chuva, estudar sistemas de automação para a viabilidade do processo de aproveitamento de água de chuva. A viabilidade do aproveitamento de água de chuva em indústrias é caracterizada pela diminuição da demanda de água, fornecida pelas companhias de saneamento ou sistemas autônomos de abastecimento, tendo como conseqüência a diminuição de custos com o abastecimento, a preservação de água potável e a redução enchentes locais. Estimar os usos finais de água aproveitada; redução do custo da água fornecida pelas empresas concessionárias de água; estimar o volume de água chuva capitado; analisar a viabilidade econômica da implantação de um sistema automatizado. Fazer um levantamento de dados referentes ao volume de água de chuva que

Relacionados