Reaproveitamento do subproduto manipueira da fabricação da farinha de mandioca

Páginas: 8 (1880 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
1 OBJETIVOS
1.1 OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem por objetivo demonstrar as técnicas corretas de manejo da casa de farinha.
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar o aproveitamento do principal resíduo da farinha, a manipueira;
- Transformar e utilizar a manipueira na produção de fertilizantes e defensivos a-grícolas naturais, na fabricação de tijolos, na produção de sabão e vinagre parao uso domésti-co e comercial;







2 APRESENTAÇÃO


A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma planta perene, arbustiva, perten-cente à família das Euforbiáceas. A parte mais importante da planta é a raiz. Rica em fécula, utilizadas na alimentação humana e animal ou como matéria prima para diversas indústrias. Originária do continente americano, provavelmente do Brasil, a mandiocajá era cultivada pelos índios, por ocasião da descoberta do país.

Os produtos das raízes para alimentação humana são a farinha, a fécula, o beiju, o carimã. A fécula é bastante utilizada nas indústrias de alimentos como em outras indústrias.
Os efluentes de uma fábrica de farinha de mandioca podem ser divididos em duas categorias básicas: as águas de lavagem das raízes e a água provenienteda prensagem da mas-sa de mandioca, denominada água da prensa ou manipueira. A manipueira é bem mais agres-siva ao ambiente, tanto pelo alto teor de cianeto total quanto pela carga orgânica
As casas de farinha são à base da economia de muitas regiões do Brasil, mas tam-bém são responsáveis por boa parte da poluição produzida nestas áreas. A queima da lenha polui o ar provocando doençasrespiratórias e o despejo da manipueira nos rios e açudes polui as águas, causando intoxicação nas pessoas e a morte dos peixes.
Pode-se dividir em nove fases a fabricação: Plantação; Colheita; Transportes; Limpeza; Ralação; Prensagem; Esfarelamento; Peneiração; Torragem.
Plantação: A melhor época para o plantio é o início da época mais chuvosa. Na maioria da região sudeste brasileiro deve-se plantar amuda no início do mês de janeiro;
Colheita: Segundo as pesquisas do CEP, para o melhor rendimento e para a melhor qualidade da mandioca, a colheita deve ocorrer entre 1 ano e 4 meses até 1 ano e 8 meses após o plantio.
Transportes: A mandioca fermenta com grande facilidade em temperatura ambien-te após a colheita e sendo usado a torragem ou a refrigeração para evitar a fermentação. O prazolimite para evitar o início da fermentação é de 48 horas, pois em condições de maior calor ou umidade o prazo pode ser reduzido, e a mandioca escurece (início da fermentação).
Sendo que este prazo tem grande peso nos cálculos de logística, necessitando uma reflexão mais profunda sobre as distâncias entre o local da colheita, o local da distribuição (feira livre) e do processamento (casa detorragem).
A higiene do local de trabalho, das ferramentas e implementos, dos trabalhadores e do local de armazenamento e transporte são necessários para obter uma farinha de qualidade e em áreas rurais deve-se redobrar a preocupação com os roedores e insetos.
Limpeza: A raiz necessita de limpeza por dois motivos principais, para a diminui-ção dos agentes produtores de ácido cianídrico (HCN) e para aretirada de terra.
A lavagem com água corrente e limpa é necessária para a retirada da terra encos-tada na raiz e de possíveis contaminações vinda do solo.
Após a lavagem, deve-se descascar a mandioca, para a retirada das fibras da casca e de parte do veneno. A linamarina e etil-metil-cetona-cianidrina encontrados na principal-mente na casca da raiz e na folha da mandioca, sofrem hidrólisedurante a digestão, transfor-mando-se no veneno ácido cianídrico.
Ralação: Após a limpeza, as raízes são raladas, formando muitas vezes uma massa empapada.
Prensagem: A massa depois de ralada é comprimida, geralmente com o uso de um tipiti ou com uma prensa de madeira. Nesta fase, o líquido extraído da massa (manipuera), é altamente poluente e tóxico.
Esfarelamento: Para evitar a fermentação e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fabricação da farinha de mandioca
  • Produção de farinha de mandioca
  • FARINHA DE MANDIOCA P o do Brasil
  • CASTANHA DE CAJU E FARINHA DE MANDIOCA
  • Manual de fabricação de farinha
  • Pesquisa de Mercado
  • AUTOMAÇÃO NA FABRICAÇÃO DA FARINHA DE CARNE E OSSOS
  • Caracterização do processamento da farinha de milho biju para o aproveitamento dos subprodutos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!