Reaproveitamento do subproduto da cana-de-açúcar em uma destilaria: fertirrigação com a vinhaça uma solução ecológica

Páginas: 18 (4301 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
1 INTRODUÇÃO

A área de Meio ambiente é extensa e ultimamente vem sendo muito evidenciada. Esse campo envolve, principalmente, pesquisas de tecnologias mais eficientes e menos poluidoras; aplicação de conhecimentos de desenvolvimento sustentável; e benefício do meio ambiente. Nesse setor também estão engajadas as áreas de: reciclagem; reaproveitamento de materiais/resíduos; preservação; eestudos sobre impactos ambientais.
Qualquer atividade agrícola que emprega insumos e defensivos químicos, como agrotóxicos, inseticidas e praguicidas, provoca algum impacto ambiental. A vinhaça não é um produto químico sistematizado, mas se utilizada sem tratamento e incorretamente, também traz muitos problemas. Destaca-se através dessa temática, além de problemas de contaminação, os problemas de:eutrofização aquática; desoxigenação dos lagos; morte das espécies aquáticas; além de mau cheiro, alerta-se para o agravamento de endemias como malária, amebíase e esquistossomose; e lixiviação de nutrientes. É bom lembrar que o despejo da vinhaça em local indevido é considerado crime ambiental.
O objetivo geral desse trabalho é propor a utilização correta e ecológica de um resíduo que traz sériosdanos ao meio ambiente, fazendo com que o que era prejudicial se torne benefício, o que era prejuízo se torne lucro, e o que era inviável torne-se viável; difundir essa tecnologia nas destilarias; e reaproveitar um resíduo, transformando-o em oportunidades, não só no âmbito ecológico, mas também no social.
Os desenvolvimentos experimentados com a vinhaça proporcionaram uma análise custo-benefíciomuito favorável à fertirrigação, devido, principalmente, à sua alta eficiência-custo. Embora essa seja a tecnologia mais correta para o uso da vinhaça, o que está faltando é a difusão e a conscientização da fertirrigação no mercado, como uma técnica viável e lucrativa, além de ecológica e correta.

2 REVISÃO TEÓRICA

2.1 HISTÓRICOS DA VINHAÇA E DA FERTIRRIGAÇÃO

Os primeiros estudos sobre avinhaça (- ou vinhoto – que é um subproduto do processo de destilação do caldo fermentado da cana-de-açúcar), embora fossem primitivos, surgiram por volta das décadas de 40 e 50, conforme mostra o trabalho de 1952 de Almeida (apud Szmrecsányi, 1994), que mostrava que o tema já despertava a atenção de cientistas nessa época. (CORAZZA e SALLES-FILHO, 2000).
A curiosidade pela vinhaça aumentou com aimplantação do Programa Nacional do Álcool (ProAlcool – que tinha o objetivo de promover a substituição parcial da gasolina utilizada em veículos leves por álcool hidratado, como parte das ações adotadas pelo Governo Federal para reduzir o impacto da elevação dos preços do petróleo na década de 1970), com o aumento da curiosidade também aumentou a produção e, conseqüentemente, a poluição.
János anos 80, quando se esboçaram elementos de dificuldades para o ProAlcool, a questão ambiental tendeu a se tornar um tema de defesa do Programa, mas não foi muito longe.
Segundo Rossetto (1987), dos efluentes produzidos pelas destilarias de álcool brasileiras, a vinhaça é a que possui a maior carga poluidora e a quantidade de vinhaça produzida por essas destilarias ao longo dos anos, seriasuficiente para poluir mais da metade dos lençóis freáticos do país.
A fertirrigação foi utilizada no Brasil pela primeira vez em 1976, em um experimento de tomate realizado na Embrapa Hortaliças pelo pesquisador Osmar Carrijo. A fertirrigação com vinhaça começou, na década de 80, quando foi proibido o despejo desse resíduo nos rios, e descobriu-se que era uma excelente solução aplicar a vinhaça nocanavial, pois se havia tido uma resposta positiva na produtividade e redução dos custos com adubação. De lá para cá, a fertirrigação tem sido aperfeiçoada e cada vez mais utilizada pelos produtores brasileiros, nas mais variadas culturas. (EMBRAPA, 1999).
2.2 LEGISLAÇÃO

A Portaria MINTER n° 323 de 29/11/1978 diz: “Fica proibido o lançamento (direto ou indireto) da vinhaça nos mananciais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VINHAÇA NA LAVOURA DE CANA-DE-AÇÚCAR
  • Benefícios da utilização de vinhaça em terras de plantio de cana-de-açúcar
  • Utilização da vinhaça na fertirrigação da cultura de cana-de-açúcar na usina coprodia em campo novo do parecis
  • UMA APOSTA SUSTENTAVEL: TORTA DE FILTRO SUBPRODUTO DA CANA-DE-AÇÚCAR.
  • Cogeração de Energia através dos Subprodutos da cana de açúcar
  • Desenvolvimento de solução mobile para setor de cana de açucar
  • Impactos da aplicação de vinhaça em alguns parâmetros químicos do solo e no desenvolvimento da cana-de-açúcar.
  • Cana de açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!