Reaproveitamento de Entulho na Construção Civil

Páginas: 23 (5584 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
FANOR- Faculdades Nordeste















Reaproveitamento de Entulho da Construção Civil












Jederson Secundino de Almeida















Reaproveitamento de Entulho da Construção Civil











Projeto de Pesquisa apresentado para obtera nota parcial do curso de Engenharia Civil
da disciplina de Metodologia da Pesquisa
ministrada pela profa.: Nathalie Honorio.








Fortaleza-CE
Maio 2013

1 RESUMO

Naconstrução civil tem-se procurado mecanismos por meio de novas técnicas que possibilitem viabilizar a sustentabilidade dessa atividade produtiva, respeitando às questões ambientais e a tendência de escassez dos recursos naturais. A indústria da construção civil tem buscado na reciclagem dos resíduos de construção e demolição (RCD) uma forma de atenuar o impacto ambiental e buscar uma fontealternativa de matéria-prima. Através da reciclagem de resíduos de construções, demolições e reformas, apresentam-se também soluções desenvolvidas e disponíveis no Brasil. Porém, vale lembrar, que mesmo que se melhore a qualidade do processo, sempre haverá perda e, portanto, resíduo. Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construçãocivil. Seu uso, além de material para pavimentação, serve também para substituir materiais normalmente extraídos de jazidas ou pode se transformar em matéria-prima para componentes de construção, de qualidade comparável aos materiais tradicionais. Do ponto de vista social, a tecnologia de reciclagem é apontada como uma das alternativas para a geração de emprego e renda. A reciclagem de entulho podeser realizada com instalações e equipamentos de baixo custo, apesar de existirem opções mais sofisticadas tecnologicamente. Contudo, é necessário estimular a reciclagem, facilitando o acesso a local de deposição regular estabelecidos pela prefeitura. A partir de uma coleta eficaz é possível introduzir práticas de reciclagem para o reaproveitamento do entulho. O aproveitamento de resíduos é uma dasações que devem ser incluídas nas práticas comuns de produção de edificações, visando a sua maior sustentabilidade. São citadas algumas possibilidades de reciclagem para este resíduo e as vantagens específicas de cada uma.














2 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento econômico está diretamente ligado às questões ambientais e a tendência de escassez dos recursosnaturais. Na construção civil tem-se procurado mecanismos por meio de novas técnicas que possibilitem viabilizar a sustentabilidade dessa atividade produtiva. Hoje, diante deste contexto, busca-se alternativa para o reaproveitamento dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) como alternativas para atender as necessidades na composição de materiais para o processo construtivo.
A indústria daconstrução civil tem buscado a reciclagem como forma de atenuar o impacto ambiental, bem como, na redução de custo com desenvolvimento de novos produtos, utilizando materiais reciclados de forma criteriosa para garantir o sucesso dos produtos no mercado.
É de grande importância a reciclagem desses resíduos da construção, pois geram grandes benefícios como: redução no consumo dematéria-prima não renovável de origem natural; redução de áreas necessárias para aterro, minimização de volume de resíduos, uma vez que representam mais de 50% da massa dos resíduos sólidos urbanos (Pinto, 1999); redução da poluição gerada pelo entulho e de suas consequências negativas como assoreamento dos rios e córregos além de preservação das reservas naturais.
Os resíduos de construção e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reciclagem do entulho na construção civil
  • Entulho na construção civil
  • Entulho na Construção Civil
  • Entulho na construção civil
  • Reutilização de entulhos na construção civil
  • Descarte de entulho construção civil
  • Reaproveitamento de materiais na construção civil
  • Reaproveitamento de Água na Construção Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!