Reaproveitamento de água da chuva

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
-------------------------------------------------
RESUMO

A água encontrada na natureza, é essencial para a vida do planeta. No entanto, esse recurso tem se tornado cada vez mais escasso. O crescimento populacional desordenado, é o principal fator que influencia no aumento do consumo. Porém, o risco de escassez de água, tem aumentado a conscientização da população.

Para a conservação deágua, existem medidas convencionais e não convencionais. O sistema de reaproveitamento de água da chuva, é uma medida não convencional. Atualmente, esse método, é praticado em países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Japão. No Brasil, foi implementado em algumas cidades do Nordeste, como fonte de suprimento de água e no Aeroporto de Cumbica, cujo sistema, trata a água usada na lavagem deaviões e hangares, e reutiliza-a nos banheiros.

No processo de coleta de água da chuva, são usadas áreas impermeáveis, normalmente telhados. A primeira água é descartada pelo índice de contaminação. Esta água é coletada em calhas, condutores horizontais e verticais, sendo armazenada em reservatórios. Deve-se usar esta água para consumo não potável, como por exemplo: vasos sanitários, irrigaçãode jardins, reserva de incêndio, etc...

Este trabalho trata-se da viabilidade do reaproveitamento de água da chuva, por fatores ambientais, sustentável e econômico.

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
PARA CONSUMO NÃO POTÁVEL

A reutilização de água da chuva está longe de ser um assunto novo. Na verdade, se trata de um retorno aos antigos costumes: utilizar a água que cai do céu nocotidiano. Nada mais simples. Porém, com a modernização da engenharia e a comodidade de abrir a torneira e receber o líquido já tratado, a prática foi sendo esquecida. Atualmente, com discussões sobre sustentabilidade, o método voltou como uma solução contra o desperdício.

Para que o planeta seja realmente preservado, não basta, apenas, economizarmos água "limpa", mas, sim, tratarmos a água que sujamose devolvê-la limpa para a natureza, perpetuando o ciclo natural da água.

Fig. 01 – divisão de água do mundo

O aproveitamento da água de chuva, é uma solução. Trata-se da implementação de uma pequena estação de tratamento para reutilização em fins "menos nobres", não potáveis, tais como:
- Alimentação de bacias sanitárias e mictórios;
- Irrigação dejardins, pomares e outros cultivos;
- Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos;
- Reserva de incêndio;
- Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento; - Espelhos e fontes d`água;

Atualmente, esse método de reúso, é praticado em países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Japão. No Brasil, foi implementado em algumas cidades doNordeste, como fonte de suprimento de água e no Aeroporto de Cumbica, cujo sistema, trata a água usada na lavagem de aviões e hangares, e reutiliza-a nos banheiros. Esse método de captação e reutilização de água da chuva, também é feito pela Coca-Cola Brasil, através do projeto “Água Limpa”. Este programa de água desenvolvido pela Coca-Cola Brasil segue as normas do eKOsystem – Sistema de GestãoAmbiental da Coca-Cola. Através dele, o Sistema composto por 18 grupos fabricantes, atinge um dos melhores índices de aproveitamento da água utilizada na produção.

No processo de coleta de água da chuva, são utilizadas áreas impermeáveis, normalmente o telhado. A primeira água que cai no telhado, lavando-o, apresenta um grau de contaminação bastante elevado e, por isso, é aconselhável o desprezo. Aágua de chuva coletada através de calhas, condutores verticais e horizontais é armazenada em reservatório podendo ser de diferentes materiais. Essa água coletada ,então, é armazenada em uma cisterna, sendo posteriormente bombeada para um reservatório. Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para o térreo e subsolo (como na figura abaixo).

Fig. 02 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reaproveitamento de agua da chuva
  • reaproveitamento agua de chuva
  • Reaproveitamento da água da chuva
  • Reaproveitamento da agua da chuva
  • Sistemas de reaproveitamento de água da chuva
  • Reaproveitamento da água da chuva
  • Reaproveitamento água da chuva
  • Captação e reaproveitamento de água de chuva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!