Reaporveitamento da agua de chuva

300 palavras 2 páginas
1) Coleta e decantação
A água da chuva é conduzida das calhas da edificação até um reservatório de acumulação de águas pluviais, onde passa pelo processo de decantação (por gravidade) de partículas sólidas. Neste reservatório que deve ser limpo regularmente, grelhas de sucção flutuantes e ligadas a uma bomba funcionam como filtros e evitam a passagem, ao fundo, das partículas.
2) Filtragem
A água decantada no primeiro reservatório é, então, bombeada até o sistema de filtragem e cloração. Nele, um filtro de areia, lavado periodicamente, retém as partículas sólidas finas que não foram decantadas na primeira etapa. Depois da filtragem, a água é desinfetada com cloro.
3) Reservatório de armazenamento
Depois de tratada, a água da chuva é bombeada para o reservatório de água reaproveitada, de onde saem as tubulações para abastecimento aos pontos de consumo. É fundamental que o reservatório de água de reúso seja localizado abaixo do reservatório de água potável. Assim, caso o estoque de água reaproveitada se esgote, em períodos de estiagem por exemplo, o abastecimento aos pontos de consumo passa a ser feito com a água que chega pela rede pública.
4) Cuidados com a água potável
Na torre de reservatórios é crucial que o recipiente de armazenamento de água potável seja o mais elevado de todos. Do contrário, qualquer vazamento do reservatório de água não potável causará contaminação à água própria ao consumo humano. Outra medida fundamental de segurança trata da instalação de uma válvula especial nos reservatórios de água de reúso para evitar o refluxo e a contaminação da água potável.
5) Casa de bombas
A água potável que chega pela rede pública é acondicionada em reservatório inferior, sendo depois conduzida ao reservatório de armazenamento por sistema de bombas próprio, que não se mistura ao da água reaproveitada, sob pena de

Relacionados