Realtorio f.q.

953 palavras 4 páginas
II.Índice 1. Identificação 1 2. Índice 2 3. Sumario 3 4. Objectivos 3 5. Introdução teórica 3/4 6. Planeamento 4/5 7. Execução 5/6 8. Resultados obtidos 6/7 9. Analise/Conclusão 7/8
10.Bibliografia 8

III.Sumário
No dia 18 de Janeiro na aula de Física e Química A realizámos uma actividade experimental.
Começámos a actividade ao determinarmos a massa molar da solução, a quantidade de soluto, de solvente e a massa de soluto. Depois preparámos o material de laboratório, a seguir fizemos como nos foi dito no livro até acabarmos com a solução preparada e diluímo-la como previsto, em água.

IV.Objectivos
1. Manusear correctamente o material;
2.Cumprir as normas de segurança laboratoriais;
3.Preparar 50,0cm3 de uma solução aquosa de tiossulfato de sódio 0,030mol/dm3;
4. Preparar uma solução a partir da anterior com o factor de diluição 2.

V.Introdução teórica
Uma solução é uma mistura homogénea constituída por uma só fase que contém soluto (fase dispersa) e solvente (fase dispersante).
Dispersão: é uma mistura de duas ou mais soluções e classificam-se em: solução, coloide e suspensão. As soluções têm tamanho menor ou igual a 1nm, são homogéneas, não se consegue separar os seus constituintes e não se verifica o efeito de Tyndall. Os coloides têm tamanho entre 1nm e 1µm, são heterogéneas, apenas se consegue separar os seus constituintes por ultracentrifugação e verifica-se o efeito de Tyndall. As suspensões têm tamanho maior ou igual a 1µm, são heterogéneas e já se consegue separar os seus constituintes por sedimentação, não se verifica o efeito de Tyndall mas há dispersão da luz. Concentração molar é a composição quantitativa de uma solução que traduz as porções dos constituintes que fazem parte dessa solução. Exprime-se em mol/dm3.
Factor de diluição é uma relação entre o volume da solução diluída e o volume da solução mais concentrada de que se

Relacionados