Realtoria

417 palavras 2 páginas
Relatório Microssistemas

Juiz de Fora 2012/ 2°
Numero 1 :
O funcionamento do teclado matricial é relativamente simples. O desenho mostra como funciona um teclado matricial por dentro :

O programa deve colocar nível logico 1 na primeira coluna e 0 nas demais, e logo em seguida ler cada uma da linhas, se alguma delas apresentar nível logico 1 significa que a tecla correspondente a essa linha, na PRIMEIRA COLUNA, foi pressionada. Em seguida, coloca-se nível logico 1 na segunda coluna e 0 nas demais, o programa lê cada uma das linhas novamente, se alguma delas apresentar nível logico 1 significa que a tecla correspondente a essa linha, na SEGUNDA COLUNA, foi pressionada. E assim sucessivamente.
Os resistores tem a função de impedir um curto circuito entre duas portas do microcontrolador, pois quando uma tecla for pressionada uma conexão direta entre a porta conectada e á linha (configurada como saída) e aporta conectada a coluna (configurada como entrada) é estabelecida.
Para acionar o botão S1 devemos colocar nível logico 1 na primeira coluna e nível 0 nas outras, devemos ler RD4,quando o botão estiver pressionado LED acesso.

Numero 2 :
Na aula utilizamos os pinos RD0 e RD4 para e leitura do botão S1 e o pino RB0 para acionamento do LED.

Numero 3 :

Código fonte:
Void main (void)
{
TRIS B
TRIS D
COLUNA 1=1; while(1) { if(LINHA1=1) LED = 1; else LED = 0;
}
}

Este fluxograma esta representando o que foi feito na aula pratica. Nesta aula foi proposto acender um LED quando o botão S1 estiver pressionado. Após iniciarmos programa configuramos as entradas (TRIS B/TRIS D), depois ativamos a coluna 1 e lemos a linha 1, se ela tiver com nível logico igual a 1 o LED acende, se não ele fica apagado, e isto se repete por causa do while(1).
Numero 4:

//Configurando a direção dos pinos das portas de I/O TRISA = 0b11000011; //CONFIG DIREÇÃO DOS PINOS PORTA TRISB = 0b00000000;

Relacionados

  • Historia da Educaçao
    2140 palavras | 9 páginas