realotrio

3698 palavras 15 páginas
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Física
Laboratório de Fisica l

Momento de Inércia

Acadêmico(s): Mauricio Zago Gali RA:93363 Caio Carniato

Turma: Professora: Hatsumi Mukai

Maringá-PR
04/09/2015

1.Resumo
Esse relatório possui o intuido de analisar o momento de inércia de um corpo.Para isso utilizou-se dois discos homogênios concêntricos porém com raios distintos,que giravam devido a tração provogada por um corpo de massa m que realizava um movimento de translação preso por um fio inextensível enrolado ao redor do disco de menor raio promovendo uma aceleração constante.após a realização do experimento obtivemos um Momento de inercia experimental de (0,02±0,08)kg.m2 e um tempo médio de (10,60±0,26) segundos. Para analisar os resultados obtidos experimentalmente utilizou-se equaçôes derivadas do principio da concervação da energia mecânica, da segunda lei de newton.

2.Introdução
A Terra, assim como outros astros, não permanece estática, realizando, portanto, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. O movimento de rotação é um dos mais conhecidos, pois é o responsável pela alternância entre dias e noites.
O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo. Há teorias que afirmam que, ao longo dos bilhões e bilhões de anos, a Terra venha diminuindo a velocidade de sua rotação, isso pode ser dado pela inercia rotacional, tambem chamado de momento de inercia, que pode ser entendido como a resistencia ao movimento rotacional. Assim como temos a massa no movimento translacional, que atua como resistencia ao movimento translacional, temos o momento de inercia no movimento rotacional.
Na mecânica clássica, o momento de inércia de um corpo é definido como a resistência que esse

Relacionados