realismoACKSON, Robert; SORENSEN, Georg. Introdução às Relações Internacionais, Capítulo 1 e 2 (p.20-100)

1319 palavras 6 páginas
Resumo da bibliográfica “PORQUE ESTUDAR RI?”
JACKSON, Robert; SORENSEN, Georg. Introdução às Relações Internacionais, Capítulo 1 e 2 (p.20-100) .
O surgimento das RI aconteceu no início da Era Moderna entre os séculos XVI E XVII na Europa, quando os Estados soberanos fundamentados em território contíguos foram originariamente estabelecidos, e nos séculos seguintes, o sistema estatal apareceu com o intuito de organizar a vida política mundial, cuja origem histórica é bem antiga, pois já houve sistemas estatais ou semi-estatais em diferentes épocas em locais como a antiga Índia, Grécia e na Itália. Nos séculos XIX e XX, o sistema estatal foi ampliado a fim de abranger todo o território global. Hoje a RI é o estudo do sistema global de Estados a partir de várias perspectivas acadêmicas.
Há no mínimo, cinco valores básicos que os Estados supostamente devem defender: segurança, liberdade, ordem, justiça e bem-estar.
Segurança: Vivemos em um mundo de muitos países, quase todos minimamente armados, sendo assim os Estados tanto defendem como ameaçam a segurança das pessoas – este paradoxo do sistema estatal geralmente é conhecido como “dilema de segurança”. (Política de poder, conflito, guerra...). Liberdade: Cuja garantia é responsabilidade do Estado, é a liberdade, tanto a pessoal quanto a nacional – a independência. (cooperação, paz, progresso...).
Ordem e justiça: As RIs podem ser melhor caracterizadas como um mundo no qual os Estados são atores socialmente responsáveis e compartilham o interesse de preservar a ordem nacional e promover a justiça internacional. (Interesses compartilhados, regras, instituições...).
Bem-estar: Se espera que os Estados defendam a riqueza e o bem-estar econômico da população. Os cidadãos acreditam que o governo deva dotar políticas apropriadas a fim de incentivar um alto índice de emprego, baixa inflação, investimento constantes, fluxo ininterrupto de comércio e assim por diante. (Riqueza, pobreza, igualdade...).
Muitos Estados

Relacionados