Realismo x Naturalismo

Páginas: 9 (2200 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TRABALHO DE PORTUGUÊS

NOME:
N:


Introdução

O realismo e o naturalismo são duas correntes literárias um tanto parecidas, como se pode ver na sua intenção de retratar os assuntos de maneira mais objetiva, daforma que ela realmente é, e de serem mais universalistas,em oposição ao individualismo romântico mas que têm as suas diferenças básicas, como a forma de retratar o homem, que no realismo é representado por meio da sua interação com o contexto social, enquanto no naturalismo ele é representado quanto ao seu comportamento interior, do seu lado mais animal. Ambos são influenciados por novas ideologias da época, como o socialismo de Marx, a teoria de Darwine o positivismo de Comité
Esse movimento literário surgiu em Portugal na década de 1860, em reação ao Romantismo. Sua primeira manifestação foi a questão Coimbrã, polêmica entre jovens autores realistas e os autores românticos. Na divisão tradicional da história da literatura brasileira, o ano considerado data final do Realismo é 1893, com a publicação de Missal e Broquéis, ambos de Cruz eSouza, obras inaugurais do Simbolismo.  No entanto, é importante salientar que 1893 registra o início do Simbolismo, mas não o término do Realismo e suas manifestações na prosa, com os romances realistas e naturalistas, e na poesia, com o Parnasianismo.  Basta lembrar que Dom Casmurro, de Machado de Assis, é de 1900; Esaú e Jacó, do mesmo autor, é de 1904. Olavo Bilac foi eleito “príncipe dos poetas”em 1907.  A Academia Brasileira de Letras, templo do Realismo, é de 1897.  Na realidade, nos últimos vinte anos do século XIX e nos primeiros vinte anos do século XX, temos três estéticas que se desenvolvem paralelas: o Realismo e suas manifestações, o Simbolismo e o Pré-Modernismo, que só conhecem o golpe fatal em 1922, com a Semana de Arte Moderna.



REALISMO NO BRASIL 
LiteraturaNa literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa.Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado deAssis. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.
Teatro 
As peças retratam a realidade do povo brasileiro, dando destaque para os principais problemas sociais. Os personagens românticos dão espaço para trabalhadores e pessoas simples. Machado de Assis escreve Quase Ministro e José de Alencar destaca-se com O Demônio Familiar. Luxo e Vaidade de Joaquim Manuel deMacedo também merece destaque. Outros escritores e dramaturgos que podemos destacar: Artur de Azevedo, Quintino Bocaiúva e França Júnior.
Naturalismo no Brasil
Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos corticos, o preconceito, a diferenciação social, entreoutros temas. O principal representante do naturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo. Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O Cortiço. Outros escritores brasileiros que merecem destaque: Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia.
CONTEXTO HISTÓRICO
O Realismo, no Brasil, nasceu em consequência da crise criada com a decadência econômica açucareira, ocrescimento do prestígio dos estados do sul e o descontentamento da classe burguesa em ascensão na época, o que facilitou o acolhimento dos ideais abolicionistas e republicanos. O movimento Republicano fundou em 1870 o Partido Republicano, que lutou para trocar o trabalho escravo pela mão-de-obra imigrante.Nesse período, as idéias de Comte, Spencer, Darwin e Haeckel conquistaram os intelectuais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • realismo x naturalismo
  • Realismo x naturalismo
  • Realismo x Naturalismo
  • Realismo x Naturalismo
  • Realismo x Naturalismo
  • Realismo x naturalismo x romantismo
  • Realismo de Machado de Assis x Naturalismo de Aluísio Azevedo.
  • Naturalismo X Realismo á Luz de Georg Lukács

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!