Realismo naturaismo

1736 palavras 7 páginas
O Realismo e o Naturalismo foram as duas escolas literárias de domínio no fim do século XIX e início do século XX. Sua contra-parte na poesia é chamada de Parnasianismo. Apesar de se parecerem, o Realismo e o Naturalismo tem diferenças e quanto ao Parnasianismo, apesar de dominante não foi o único estilo de poesia da época, apesar de ter sido o dominante. O mais importante autor realista e maior escritor do Brasil foi Machado de Assis, que possui página em separado. Outro autor importante na época foi o naturalista Inglês de Sousa, redator dos estatutos da ABL.
Parnasianismo CARACTERÍSTICAS GERAIS: A poesia deixa de ser sentimento exacerbado e denuncia as injustiças. Forma perfeita: rimas raras; vocábulos sonoros. Princípio da arte pela arte; o objeto da poesia é ela mesma. A Tríade Parnasiana: Albertto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. Versos longos, decassílabos ou Alexandrinos. É o representante mais perfeito dessa poesia. Culto pela beleza inigualável. Empolgado com a epopéia bandeirante, cantou o herói nacional da época, os Bandeirantes. Em Portugal - poesia O aristos, de Eugênio de Castro. O cansaço causado pelo culto da forma (Parnasianismo), facilita o nascimento de uma forma estética mais solta, mais humana e subjetiva. Na França: Baudelaire, Mallarmé e Verlaine. É o fim da literatura com visão científica e determinista do mundo. A busca da musicalidade das palavras. Presença de sinestesia: apelo para os sentidos do homem.
Realismo
Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.Entre 1850 e 1880 o movimento cultural, chamado Realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os

Relacionados

  • Realismo e Naturalismo
    1118 palavras | 5 páginas