Realismo na literatura brasileira
CURSO DE LETRAS PORTUGUES/INGLÊS E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS
Acadêmica: Andréia Fernandes de Lima
Módulo: 8
Disciplina: Realismo na Literatura Brasileira
ROMANTISMO E REALISMO
É importante o conhecimento de que o Romantismo foi a grande revolução dos últimos séculos na literatura e mantêm uma relação de paralelismo com o Realismo. O presente trabalho tem como objetivo descrever sobre o Romantismo e o Realismo procurando mostrar um pouco das semelhanças e características de cada movimento.
O surgimento do Romantismo ocorreu na Europa, mais precisamente na Alemanha por volta do séc. XVIII e tem como características temas ligados à realidade amorosa, sonhos, idealizando as fantasias e as forças criativas da imaginação, com expressão plena dos sentimentos pessoais além de também ser considerado um movimento poético, filosófico e artístico.
No Brasil, o período romântico iniciou-se em 1836 tendo como marco a obra Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves Magalhães e se prolongou até o ano de 1881 com a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.
O Realismo por sua vez, também surgiu na Europa em meados do século XIX mostrando ser um movimento em reação ao Romantismo.
Ao contrário do Romantismo que idealizava fantasias, o Realismo via a necessidade de mostrar a realidade da vida com todos os problemas e costumes que existem entre as classes média e baixa na sociedade, para isto, o movimento encontra-se retratado na escultura e também na arquitetura.
O Realismo na Brasil também traz Machado de Assis como grande crítico e escritor e retrata desde o seu início a vida da população na cidade do Rio de Janeiro.
Sendo assim, percebemos a importância que o movimento Romântico teve e ainda tem nos dias atuais e também o vínculo existente entre o Romantismo e o Realismo, através da forma com que o Realismo, por meio de pinturas em tela, mostra as conquistas dos artistas românticos.
BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, Silvana.