Realidades e ficções na trama fotográfica

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Realidades e ficções na trama fotográfica
Autor: KOSSOY, Boris
Editora: Ateliê Editorial
Edição: 3ª
São Paulo, 2002

As diferentes ideologias, onde quer que atuem, sempre tiveram na imagem fotográfica um poderoso instrumento para a veiculação das idéias e da conseqüente formação e manipulação da opinião pública, particularmente, a partir do momento em que os avanços tecnológicos daindustria gráfica possibilitaram a multiplicação massiva de imagens através do meios de informação e divulgação.
E tal manipulação tem sido possível justamente em função da mencionada credibilidade que as imagens têm junto à massa, para que, seus conteúdos são aceitos e assimilados como a expressão da verdade. Comprova isso a larga utilização da fotografia para veiculação da propaganda política, dospreconceitos raciais e religiosos, entre outros dirigidos. (p.20)


Retomo aqui, ainda que sucintamente, conceitos anteriormente estudados, dentre os quais a formulação que busca identificar os componentes estruturais de uma fotografia, isto é, seus elementos constitutivos e suas coordenadas de situação. Tratam-se dos componentes que a tornam possível, isto é, materialmente existente no mundo:o assunto que é objeto de registro, a tecnologia que viabiliza tecnicamente o registro e o fotógrafo, o autor quem, motivado por razões de ordem pessoal e/ou profissional, a idealiza e elabora através de um complexo cultural/estético/técnico, processo este que configura a expressão fotográfica. Tal ação ocorre num preciso lugar, numa determinada época, isto é, toda e qualquer fotografia tem suagênese num específico espaço e tempo, suas coordenadas de situação. Como foi explicitado através da formulação:
Assunto / Fotógrafo / Tecnologia(elementos construtivos) = Fotografia (produto final)
Espaço e Tempo (coordenadas de situação) (p26)

O espaço e o tempo implícito no documento fotográfico subentendem sempre um contexto histórico específico em seus desdobramentos sociais, econômicos,políticos, culturais etc. A fotografia resulta de uma sucessão daquele contexto. Ela registra, por outro lado, um micro-aspecto do mesmo contexto. (p26)

Na imagem fotográfica, encontram-se, indissociavelmente incorporados, componentes de ordem material que são os recursos técnicos, óptico, químicos ou eletrônicos, indispensáveis para a materialização da fotografia e, os de ordem imaterial, quesão os mentais e os culturais. Estes últimos se sobrepõem hierarquicamente aos primeiros e, com eles, se articulam na mente e nas ações do fotógrafo ao longo de um complexo processo de criação.
Seja em função de um desejo individual de expressão de seu autor, seja de comissionamentos específicos que visam uma determinada aplicação (científica, comercial, educacional, policial, jornalística etc)existe sempre uma motivação interior ou exterior, pessoal ou profissional, para a criação de uma fotografia e aí reside a primeira opção do fotógrafo, quando este seleciona o assunto em função de uma determinada finalidade/intencionalidade. Esta motivação fluirá decisivamente na concepção e construção da imagem final. (p.27)


As possibilidades de o fotógrafo interferir na imagem – e portantona configuração própria do assunto no contexto da realidade – existem desde a invenção da fotografia. Dramatizando ou valorizando esteticamente os cenários, deformando a aparência de seus retratados, alterando o realismo físico da natureza e das coisas, omitindo ou introduzindo detalhes, o fotógrafo sempre manipulou seus temas de alguma forma(...) Entre o assunto e a sua imagem materializadaocorreu uma sucessão de interferências ao nível da expressão que alteraram a informação primeira. (p30)

Entretanto o índice e o ícone são inerentes a registro fotográfico e, como tal, não podem ser compreendidos isoladamente, isto é, desvinculados do processo de criação do fotógrafo (quando se deu a construção da representação). Vimos que é o fotógrafo quem a partir do mundo visível, elabora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Realidades e ficções na trama fotográfica
  • Resenha do livro realidades e ficções na trama fotografica
  • Resenha do livro realidades e ficções na trama fotográfica
  • Resenha
  • Realidades e ficcções na trama fotográfica
  • Resenha sobre o livro " realidade construídas e ficções documentais"
  • Tramas
  • fotografica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!