REALIDADE VIRTUAL E REABILITAÇÃO COGNITIVA

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Introdução

A atenção representa uma das funções mentais mais importantes do ser humano. Hoje em dia todos têm uma noção do que é atenção. Para está com atenção é preciso focalizar a consciência e concentrar os processos mentais em uma única tarefa/estímulo, dando assim pouca importância aos demais. A seleção da atenção não depende só do sistema selecionador, com memórias e significadospessoais como, por exemplo, estímulos emocionais e memórias, mas também de expectativas de eventos futuro (Campos; Santos; Xavier, 1997). Um exemplo muito conhecido de atenção é a capacidade de detectar seletivamente uma conversa dentre muitas outras que estão ocorrendo ao mesmo tempo (Bear, Connors e Paradiso, 2002), ou fazer um calculo matemático.
Para Luria (1981), existem as formas maiselementares, como a atenção involuntária nos primeiros anos de vida, onde é de origem biológica, sendo atraída por estímulos externos. E as mais elaboradas como as voluntárias, construídas socialmente, desenvolvida por um ato social pelas crianças já em idade escolar, mesmo diante de estímulos distrativos.
Também é tratado de atenção sensorial quando o processamento seletivo da informação apresenta poucaligação com os sentidos. No caso da atenção visual, existe a tendência para colocar um objeto no centro da análise, já na atenção espacial, são determinadas as regiões da cena mais relevantes como o “em que” e “onde” a atenção visual é focalizada (Lent, 2005; Santos, 2006). No caso da atenção intelectual, o foco de atenção é tratado no processamento de pensamento, tal como a atenção executiva,onde é utilizada em situações que necessita planejamento e tomada de decisões por vezes em situações não habituais (Posner e Fan 2001).
A atenção possui uma anatomia própria com circuitos e estruturas celulares, comprovados e estudados a partir de cronometria mental, eletroencefalogramas e ressonância magnética. A atenção visual é uma das modalidades mais estudadas, seguida pela atenção auditiva.O primeiro a descrever o estudo sobre o processo de atenção foi o neuropsicólogo Alexandre Luria (1981), que desenvolveu a teoria sobre as bases biológicas do mecanismo de atenção. Luria estabeleceu que as responsáveis pela manutenção do tono cortical de vigília e estado de alerta eram as estruturas da parte superior do tronco encefálico e a formação reticular, enquanto isso, estariam relacionadosao reconhecimento de um estímulo especifico e a inibição de respostas à outros estímulos, o córtex límbico e a região frontal. Grande parte do conhecimento sobre as funções cognitivas da atenção e sua base biologia deve se aos estudos clínicos focalizados nas áreas cerebrais lesionadas em humanos que eram constantemente mencionados por Luria. Os estudos recentes vieram confirmar e acrescentarinformações através de análises e testes em indivíduos saudáveis, a teoria inicial de Luria sobre a neuroanatomia da atenção. Estes novos estudos foram feitos com aparelhos de ressonância magnética funcional.
A Realidade virtual tem desempenhado um papel fundamental em várias áreas cientificas devido ao deu desenvolvimento ao longo dos últimos anos. Através da realidade virtual, o sujeito podevisualizar, manipular e interagir com computadores e dados complexos, de uma forma natural (Rizzo & Buckwalter, 1997). A medicina tem vindo a evoluiu bastante e a tecnologia tem desempenhado um papel importante no campo da reabilitação de indivíduos com deficiências cognitivas (LoPresti, Mihailidis, & Kirsch, 2004). Para a avaliação da capacidade cognitiva, o uso da realidade virtual é uma ótimaopçãoassim como as estratégias de reabilitação. (Rose, Brooks, & Rizzo, 2005). A reabilitação cognitiva é um processo terapêutico que permite restaurar o processamento mental, melhorando a capacidade individual para processar informação, após uma lesão no cérebro causadas por diversos fatores, como por exemplo, problemas a nível físico, emocional e social que comprometem algumas capacidades como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reabilitação cognitiva
  • reabilitacao cognitiva
  • Realidade virtual ou virtual realidade
  • Reabilitação virtual
  • Realidade Virtual
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada
  • Realidade Virtual
  • Realidade virtual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!