Realidade sócio econômica

Páginas: 4 (751 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
110 anos da República Brasileira

A República brasileira comemora seus 110 anos. Processo marcado por grandes transformações e mudanças. O Brasil, antes de ser uma República, era um Império.Porém, o imperador acabou perdendo o apoio do Exército, a conservação ideológica da Igreja e ainda sofria a oposição da elite mais rica do país (a elite cafeicultora). O acontecimento era inevitável, e em1889 um golpe militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca pôs fim ao Império. O começo da Republica se traduz em uma série de fatores. Destacando o ato da escravidão e suas consequências, aguerra do Paraguai e as demais crises militares internas, o prejuízo da falta de apoio da igreja e a recusa do apoio das elites mais ricas do país (os cafeicultores) ao Estado Imperial. 
Foi com aRepública que se implantou o Federalismo, o sistema Presidencialista, a independência dos Poderes, bem como a separação do Estado da Igreja. A primeira Constituição republicana brasileira se efetivou atravésdo movimento político-militar, derrubou o Império em 1889, e se inspirou na organização política norte-americana. A Constituição de 1891 inaugurou a orientação da República no Brasil. Foi a diretrizdo período chamado como República Velha, comandada por oligarquias latifundiárias, com uma economia profundamente baseada no café e dominada pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
O início doperíodo republicado da história do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares, no Rio de Janeiro o que estourou foi a Revolta da Vacina. Preocupado com esta situação, o entãopresidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. O motivo que desencadeou a revolta foi à campanha de vacinação obrigatória, imposta pelogoverno federal, contra a varíola. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. As manifestações populares e conflitos espalham-se pelas ruas da capital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etanol e a realidade sócio-econômica brasileira
  • REALIDADE SOCIO,POLITICA, ECONOMICA BRAS
  • A realidade socio politico economica do estado do rio de janeiro
  • Realidade socio-economica da região adm de samambaia
  • Realidade sócio-econômica da região administrativa de samambaia e o serviço social
  • Realidades Económicas
  • Realidade socio-economia
  • Canadá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!