realatorio de mecanica dos fluidos

926 palavras 4 páginas
1 - OBJETIVO Familiarização com as técnicas para a medidas de velocidades e vazões de fluidos. 2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA A determinação de velocidade em vários pontos de uma seção transversal permite a avaliação da vazão, portanto, a medida da velocidade é uma etapa importante no cálculo da mesma. A velocidade pode ser determinada medindo-se o tempo que uma partícula identificável leva para percorrer uma distância conhecida. Existem outros princípios de medição, a exemplo dos medidores por diferencial de pressão, térmicos, mecânicos,etc.
A determinação da vazão pode ser feita através do cálculo da velocidade média ou através de medidores especificamente construídos para esta determinação. A vazão pode ser medida em termos de massa – vazão mássica [kg/s] ou volume – vazão volumétrica [m3/s].
Existem maneiras muito distintas de medir vazão em escoamentos internos (tubulação fechada) e externos (rios, canais ou calhas). Neste estudo serão detalhados os escoamentos internos, sendo que basicamente existem os métodos diretos e indiretos para medidas de vazão neste escoamento.

3 - MÉTODOS DE MEDIDAS DE VAZÃO A vazão pode ser medida em termos de massa – vazão mássica [kg/s] ou volume – vazão volumétrica [m3/s]. Algumas vezes a vazão é denominada descarga. Existem maneiras muito distintas de medir vazão em escoamentos internos (tubulação fechada) e externos (rios, canais ou calhas). Neste estudo serão detalhados os escoamentos internos, sendo que basicamente existem os métodos diretos e indiretos para medidas de vazão neste escoamento.

3.1 – Métodos Diretos
a) Medidores gravimétricos: o fluido (usualmente líquido) é despejado num reservatório de pesagem durante um certo tempo cronometrado.
b) Métodos volumétricos: o fluido (usualmente líquido) é despejado num reservatório graduado no qual é medido o volume num certo tempo cronometrado. É possível realizar medidas diretas para gases e vapores porém o sistema de reservatórios é mais sofisticado.

Relacionados

  • Engenheiro da Qualidade
    17763 palavras | 72 páginas