realatório de leitura

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Relatório de Leitura de Português João Paulo Amaro Pinto nº5 10ºA
Identificação do livro através de referência bibliográfica:
Coelho, Paulo – O Alquimista. Lisboa: Pergaminho, 2001.
Indicação das razões da escolha
Li o Alquimista, porque me foi recomendado, a história fala de um pastor que gostava de viajar até que certo dia deixou a sua vida para seguir a sua lenda pessoal.Nota biográfica do autor:
Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro (24 de Agosto de 1947). Paulo Coelho começa no mundo do teatro, como director e ator, tornando-se mais tarde escritor em 1982 com a edição do primeiro livro.
Paulo Coelho é um dos cinco autores mais lidos em todos os países de mundo, entre os quais Portugal. A lista de importantes prémios também é imensa – o mais recente é a suanomeação para “Mensageiro da Paz” pela ONU em 2007.
Breve Sinopse do livro:
Santiago era um pastor que gostava de viajar com as suas ovelhas pelas planícies da Andaluzia, estava a escurecer e revolveu abrigar-se numa velha igreja que ali estava. Quando acordou ele deu conta que acordou antes do final do sonho que já tinha tido a semana passada, o rapaz só pensava na rapariga que conhecera o anopassado quando tinha ido lá vender lã das suas ovelhas a um comerciante que lhe disse para voltar no ano seguinte e era para lá que ele caminhava.
Antes de chegar até ao comerciante o rapaz ia fazer uma ultima paragem em Tarifa, onde podia se arranjar para ir ver a filha do comerciante, de repente ele lembrou-se que em Tarifa vivia uma velha que interpretava sonhos e ele podia visitá-la.
Quandochegou a Tarifa o rapaz vou visitar a velha que lhe disse que ele devia seguir o que o sonho dizia e ir até ás pirâmides do Egito em busca do tesouro, o rapaz não acreditou em nenhuma palavra do que a velha disse e quando ele ia pagar a velha disse que lhe perdoava a divida se ele desse um décimo do seu tesouro, o rapaz aceitou e saiu.
Mais tarde o rapaz estava sentado a ler o novo livro que tinhaido buscar quando de repente chega um velho que lhe disse que ele devia seguir a sua lenda pessoal, ele apercebeu-se que aquele velho era na verdade o rei de Salém que lhe disse que ele devia seguir para as pirâmides do Egito para seguir a sua lenda pessoal, em troca o velho queria um décimo das suas ovelhas.
O rapaz vendeu as suas ovelhas e seguiu para o Egito, antes de partir o velho deu duaspedras ao rapaz, Urim e Turim, uma significava sim e a outra não-
Quando chegou a África o rapaz conheceu uma pessoa que após darem um passeio por África lhe fugiu com todo o dinheiro, o rapaz sentiu uma enorme vontade de chorar e quando o sol se pôs ele deitou-se sobre o livro e tapou-se com o casaco.
No dia seguinte o rapaz entro numa loja de cristais, ele reparou que estavam sujos entãolimpou-os e em troca o dono ofereceu-lhe comida, o dono reparou que quando o rapaz limpou os cristais haviam mais pessoas a querer comprar os cristais então ofereceu emprego ao rapaz e este aceitou pois precisava de dinheiro para voltar á sua vida antiga.
Ao fim de algum tempo o rapaz já tinha ganho dinheiro mais que suficiente para voltar para a sua vida, mas ele lembrou-se do que o velho sábiolhe tinha dito e resolveu seguir a sua lenda pessoal.
Após algum tempo o rapaz sentia que já compreendia o deserto e era capaz de o perceber mas um viajante que ali passava falou-lhes da guerra que se aproximava e eles tiveram que parar na cidade mais próxima.
Durante os dias que se seguiram a rotina do rapaz era sempre a mesma, ele ia até a um poço onde via e conversava todos os dia com Fátimauma rapariga que ele conhecera e por quem se apaixonara.
Mas certo dia o rapaz teve uma visão de que aquela aldeia ia ser atacada e foi falar com o chefe da aldeia, o chefe disse que se eles fossem atacados o rapaz ia ser bem pago mas se não fossem ele tinha de pagar com a vida.
Enquanto o rapaz caminhava pensando que no dia seguinte podia morrer ele encontrou um alquimista que lhe disse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • realatorio
  • Realatorio
  • Realatorio
  • Realatorio
  • realatorio de bioquiica
  • realatorio moodle
  • Realatório Paquímetro
  • realatório de balneabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!