Realaçoões sociais e serviço social no brasil

938 palavras 4 páginas
IAMAMOTO, Marilda Villela. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica /Marilda Villela Iamamoto, Raul de Carvalho. 14. ed. São Paulo, Cortez; [Lima, Peru] : Celats, 2001. P.126-232.

RESENHA

Marilda Villela Iamamoto, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1971), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É referência indispensável ao Serviço Social e ao pensamento crítico brasileiro e latino americano, e que vem formando gerações.

Neste livro os autores buscam analisar e aprofundar o Serviço Social como profissão na sociedade capitalista brasileira na década de 1920 e 1930. Visualizando a profissão dos Assistentes Sociais, inserida no processo de reprodução das relações sociais.

O aparecimento da questão social está relacionado á propagação do trabalho denominado livre, no lugar do trabalho escravo. Ou seja, as circunstâncias históricas do Brasil, revelam-se economicamente a generalização da relação entre Capital x Trabalho proposta pelo novo modelo de produção.

A exploração abusiva da mão-de-obra e luta desenvolvida pelo operariado, para sociedade burguesa aparece como uma ameaça a seus valores, a partir de então surge desta classe a necessidade de estabelecimento de um controle social para uma outra classe. A relação que antes somente era estabelecida na esfera mercantil passa agora através de regulamentação jurídica do mercado, responsabilidade do Estado.

Através das lutas de movimentos sociais na década de 20 pela cidadania social é que as condições de precarização do trato com o proletariado tornam-se publica as diversas classes da sociedade brasileira. Sendo assim referidas classes subordinadas ou aliadas ao Estado e Igreja, são obrigadas a situar frente à questão

Relacionados

  • reações sociais e serviços sociais no brasil
    4221 palavras | 17 páginas