Readequacao de layout em um cmei na cidade de reserva

2569 palavras 11 páginas
Readequação de layout de um Centro de Educação Infantil da cidade de Reserva- PR
Autor: Jeine Mary dos Santos
Co- Autor: Cibeli Machado
Resumo

Uma das responsabilidades primordiais do CMEI é a alimentação. Pois nos primeiros anos de vida da criança é essencial uma alimentação qualitativa e quantitativa, sendo que esta proporciona energia e nutrientes para um bom desenvolvimento. Para uma refeição ser saudável e gostosa também é preciso ser segura do ponto de vista microbiológico. A manipulação mostra como um fator que, caso não seja gerenciado e controlado, pode comprometer a qualidade do produto final. Foi realizado um estudo observacional e qualitativo, verificando as condições higiênico-sanitárias do CMEI.
Conclui-se a importância da avaliação do CMEI, vem corroborar a melhoria da qualidade da alimentação servida e por consequência uma melhor alimentação para as crianças.

Introdução

As mulheres tem tido conquistas que ultrapassaram o limite de seus lares, onde seus filhos passam a serem cuidados por outras pessoas (RAPOPORT, PICCININI 2001).

Fatores que impulsionaram a criação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), sendo este um espaço de desenvolvimento educativo que proporciona uma alimentação equilibrada, estando em conformidade com a Lei 9.493/96, onde é dever do Estado o atendimento gratuito em creches e pré-escolas (NÓBREGA et al. 2009). Uma das responsabilidades primordiais do CMEI é a alimentação que permite a criança um bom desenvolvimento físico e intelectual, evitando possíveis deficiências nutricionais (OLIVEIRA et al. 2008).
A prevenção de doenças está relacionada à boa qualidade de vida, alimentação e hábitos saudáveis. Consumo de alimentos mais nutritivos, em quantidade suficiente de maneira a promover saúde e prevenir doenças (MS 2008).
Nos primeiros anos de vida da criança é essencial uma alimentação qualitativa e quantitativa, pois esta proporciona energia e nutrientes necessários para um bom desenvolvimento

Relacionados

  • publicado 35968 2015 06 23 2355a032cf4026f5f21083ad32141691
    246899 palavras | 988 páginas