Reabsorção radicular externa por movimentação ortodôntica

Páginas: 8 (1994 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
RESUMO
O processo da reabsorção dentária envolve uma interação complexa entre as células inflamatórias, células de reabsorção - os clastos - e as estruturas dos tecidos duros mineralizados. Os clastos são as células-chave responsáveis pelo processo, que são formados a partir de macrófagos e monócitos e dão origem a células gigantes multinucleadas, que promovem diversos eventos envolvendocitocinas, enzimas e hormonais, que influenciam na progressão do processo. Este processo começa com a destruição dos cementoblastos ou odontoblastos, em presença de áreas extensas da superfície radicular sem recobrimento celular e condições locais para os clastos poderem atuar, causando então a reabsorção radicular.
As reabsorções radiculares são situações clínicas indesejáveis que tem etiologiamultifatorial, na grande maioria das vezes associada ao tratamento ortodôntico. Cabe ao clínico estar atento para o seu correto diagnóstico e tratamento, pois ela pode comprometer a longevidade e a capacidade funcional do dente afetado se não for detectada com antecedência. Porém ela cessa no momento em que a força é removida. Este trabalho propôs a realizar uma revisão de literatura sobre o assunto,verificando as possíveis causas, bem como a sua prevenção.
Foi possível concluir que a causas das reabsorções são variáveis e discutíveis, mas que o acompanhamento radiográfico periapical é o método de escolha juntamente com uma boa anamnese para que se possa ter um prognóstico de sucesso.

INTRODUÇÃO
As reabsorções radiculares são de interesse e preocupação de profissionais de todas as áreas daOdontologia. Esse interesse maior pelo assunto mostra uma evolução na Odontologia e na sociedade e para chegar a essa conclusão, o profissional baseia-se na constatação de que hoje, há menos perda dentária por causa de cárie e doença periodontal, passando então a apresentar outros tipos de problemas, que antes eram menos conhecidos, a exemplo das reabsorções radiculares. Antigamente existiamidéias de que a reabsorção era um trauma involuntário, causado pelo ortodontista, mas atualmente, a presença de reabsorção no decorrer do tratamento é tida como conseqüência de uma complexa interação de atividades biológicas, próprias de cada indivíduo, associadas às forças mecânicas.
A reabsorção radicular depende de variáveis genéticas, maloclusões, características morfológicas e hereditariedade. Noentanto o fato da magnitude da reabsorção ser imprevisível e depender de fatores múltiplos, exige do profissional atitudes clínicas coerentes, como um diagnóstico perfeito, uma mecanoterapia racional que respeite a biologia do periodonto e um controle radiográfico periapical (Silva Filho 1993).

REVISÃO DE LITERATURA
Silva Filho (1993) teve com este trabalho o propósito de avaliar a reabsorçãoradicular conseqüente ao tratamento ortodôntico utilizando radiografias periapicais iniciais e pós tratamento ortodôntico de cinqüenta pacientes: trinta do sexo feminino e vinte do sexo masculino, portadores de maloclusões de classe I e II, através das técnicas de Edgewise e Straight Wire, com tempo médio de tratamento de dois anos e três meses. O critério de avaliação para seleção da amostraforam apenas os casos bem finalizados. O vinculo entre movimentação ortodôntica e reabsorção radicular ficou muito claro. Foi constatado que 100% dos casos apresentam reabsorção radicular, porém num grau suave. Não houve diferença significativa entre os sexos. Os dentes que apresentaram um grau mais evidente de reabsorção foram os incisivos superiores, seguidos pelos incisivos inferiores, primeirosmolares, caninos e pré-molares. De um modo geral a ortodontia convive pacificamente com as reabsorções induzidas durante a movimentação ortodôntica. No entanto o fato da magnitude da reabsorção ser imprevisível e depender de fatores múltiplos, exige do profissional atitudes clínicas coerentes, como um diagnóstico perfeito, uma mecanoterapia racional que respeite a biologia do periodonto e um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reabsorcao Radicular
  • Movimentação interna e externa
  • Abordagem Endodôntica e Visão Ortodôntica da Reabsorção Cervical
  • 2015 03 27 BASES BIOLÓGICAS PARA A MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA
  • Equipamentos de movimentação interna externa, Cadeia de suprimentos e Indicadores de desempenho
  • reabsorção
  • Movimentação
  • Movimentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!